Novo serviço do WhatsApp permite enviar dinheiro sem sair da conversa
É preciso ter cartões de débito de determinados bancos
O WhatsApp lançou nesta semana o seu serviço de transferência bancária pelo aplicativo. Qual é a vantagem, agora que existe Pix? A principal é a praticidade: é possível enviar dinheiro para alguém sem ter que sair da conversa no app. E também não tem nenhuma tarifa, assim como no Pix.
Para usar o serviço, é preciso ter um cartão de débito Visa (do Banco do Brasil, Bradesco, Mercado Pago, Next, Woop ou Sicredi) ou Mastercard (do Itaú, Nubank, Banco Inter ou Sicredi). E também é preciso ter a atualização mais recente do WhatsApp. Tanto a pessoa que envia o dinheiro quanto quem recebe precisam ter os cartões desses bancos, com essas bandeiras e ter o WhastApp atualizado.
Para fazer uma transferência, abra uma conversa com a pessoa para quem você quer enviar dinheiro. Clique no clipe de papel (em celulares com Android) ou no + (em iPhones) e selecione “Pagamento”.
Digite o valor e, se quiser, uma mensagem. Clique na seta de enviar. Para adicionar a forma de pagamento por meio do Facebook Pay, clique em “Começar” e depois “Continuar”. Leia o termo de serviço, se concordar clique no botão para aceitar e depois em “Continuar”.
Em seguida, crie um PIN de seis dígitos, que será usado para confirmar as transações. Se quiser, pode habilitar o touch ID (leitura da impressão digital).
Nas próximas telas, insira seus dados pessoais e os do cartão de débito. No final, clique em “Verificar agora” e digite o código recebido por SMS. Pronto, aí é só enviar o dinheiro. A outra pessoa vai receber o valor na conta do cartão de débito que ela tiver cadastrado.
É possível enviar até R$ 1.000 por transação e receber até 20 transferências por dia (com o limite de R$ 5.000 por mês). O serviço só funciona com números de telefone do Brasil e para operações dentro do país. E cartões de crédito não servem —é a vingança dos cartões de débito, que não costumam ser aceitos em apps. :)
Comentários
Ver todos os comentários