Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Agora

Mensagens temporárias do WhatsApp desaparecem depois de sete dias

Nova atualização em teste vai permitir alterar esse prazo para 24 horas

Ilustração com o logo do WhatsApp - Dado Ruvic -21.jan.2021/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agora e Agora

O WhatsApp oferece um recurso desde o final do ano passado que nem todo mundo conhece: as mensagens temporárias. Depois de ativado, as novas mensagens enviadas para aquela conversa desaparecem automaticamente depois de sete dias.

E já está em teste uma atualização nessa função, que vai permitir que as mensagens sumam em 24 horas, segundo revelou recentemente o site WABetaInfo. O recurso, disponível para iPhone, celulares com Android e versão web, é útil para quem não quer ocupar espaço demais no backup do WhatsApp.

Serve para não armazenar conversas com contatos pouco importantes, que não merecem ser guardadas. Mas, para quem pensa em ativar o recurso para conversas sigilosas, cuidado: nada garante que a outra pessoa não tire um print da tela ou encaminhe a mensagem antes de ela desaparecer.

Se for uma foto ou vídeo, o arquivo também vai ser apagado da conversa depois de sete dias, mas pode ficar salvo no celular do interlocutor se o download automático estiver ativado (como é padrão, normalmente está).

Além disso, se a outra pessoa responder diretamente à sua mensagem, ela ficará visível na parte de cima da resposta mesmo depois de sete dias. E, se a outra pessoa fizer um backup do WhatsApp antes de a mensagem temporária desaparecer, ela será arquivada –mas será apagada quando o backup for restaurado.

Para ativar as mensagens temporárias, basta abrir uma conversa e clicar em cima do nome da pessoa. Depois, clique em “Mensagens temporárias” e “Ativadas”. Pronto. Em caso de grupos, por enquanto só os administradores podem fazer essa configuração.

Na nova atualização, qualquer participante poderá habilitar o recurso. Além de poder escolher se a mensagem vai sumir em sete dias ou 24 horas. A mudança só vale para as novas mensagens enviadas a partir da alteração. Todas as outras mensagens da conversa continuarão ali, a não ser que o usuário as apague.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem