Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Agora

Saiba mais sobre novo recurso de áudio no Twitter

Ferramenta está disponível apenas para quem usa iPhone

Logo do Twitter
Logo do Twitter - Olivier Douliery-8.ago.2020/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Outro dia vi um tuíte do Atila Iamarino com um arquivo de áudio. Como faz para tuitar assim? Bruna, 28.

O Twitter começou recentemente a testar um novo recurso: o tuíte de voz. Por enquanto, está disponível apenas para quem usa iPhone, e mesmo assim nem todo mundo. De acordo com a assessoria do Twitter, ele foi "inicialmente habilitado para uma parcela das pessoas que utilizam iOS [o sistema operacional do iPhone].

Durante a fase de testes, que ainda está em andamento, outras pessoas também passarão a ter o recurso disponível. Ainda não há previsão para habilitar a função para Android. Para saber se já está disponível para você, faça como se fosse escrever um novo tuíte. Se ao lado do ícone da câmera aparecer outro com umas ondas sonoras, é porque o recurso está habilitado no seu iPhone.

Para criar um tuíte de voz, basta clicar ali e depois no botão de gravar. Cada mensagem pode ter até 140 segundos. Se a gravação ultrapassar esse tempo, automaticamente é criada uma thread (ou fio) de áudios. O tuíte de voz aparece para as outras pessoas com a foto de perfil do autor e um botão de play. Qualquer usuário pode ouvir, mesmo quem não tem iPhone.

Na postagem que fez anunciando o recurso, o Twitter recebeu muitas críticas por não ter criado a possibilidade de enviar áudios por mensagens diretas (DM) em vez de tuítes de voz. A empresa afirma que esse recurso de voz por DM não está em teste.

Em seu blog, o Twitter justifica o tuíte de voz afirmando que “há muitas coisas que podem deixar de ser ditas ou mal interpretadas ao usar texto”. De fato, a voz comporta nuances que a palavra escrita muitas vezes não consegue comunicar plenamente. Além disso, é uma ferramenta que amplia a acessibilidade para os cegos.

Só espero que, se o recurso pegar mesmo, a timeline do Twitter não acabe virando um pesadelo cheio de mensagens de áudio tipo o WhatsApp ...

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem