Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Agora

Listas de transmissão de WhatsApp permitem enviar uma mensagem para até 256 contatos

Recurso é prático para quem precisa enviar algo para muitas pessoas ao mesmo tempo

Logo do WhatsApp
Logo do WhatsApp - Dado Ruvic-26.nov.2019/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criei uma lista de transmissão no WhatsApp e a estava utilizando diariamente para enviar mensagens de bom dia que recebo de um contato. Porém, de repente, embora a lista continue no celular, na hora de compartilhar, a lista não aparece mais! Fui obrigado a enviar da maneira tradicional, cinco por vez. Como voltar a enviar pela lista? Gilberto Villalva

Para quem não conhece, as listas de transmissão do WhatsApp permitem enviar uma mensagem para até 256 contatos. Esse recurso é prático para quem precisa enviar algo para muitas pessoas ao mesmo tempo, já que hoje só é possível encaminhar mensagens para cinco contatos —se for uma mensagem viralizada, apenas para um.

Mas atenção: não use para enviar spam (mensagens não solicitadas) nem encha os seus contatos de conteúdos que não interessam a eles. Sempre pergunte antes de incluir alguém na lista. De qualquer forma, a pessoa só vai receber a sua mensagem se ela também tiver o seu número salvo no celular dela. E mesmo que ela tenha e receba, sempre pode bloquear quem extrapolar.

Para criar uma lista de transmissão no Android, basta clicar no menu de três pontinhos e em “Nova transmissão”. No iPhone, clique em “Listas de transmissão” na aba “Conversas” e depois em “Nova Lista”. Selecione os contatos que deseja incluir e clique no ícone de confirmação no Android ou em “Criar” no iPhone. Depois clique no alto em “Mensagens” e depois em “Nome da lista”. Digite um nome para ela. Pronto.

​No Android, a sua lista aparecerá como uma das suas conversas. No iPhone, ela fica em “Listas de transmissão”. Basta enviar a mensagem que desejar ali.

Respondendo ao leitor, você fez tudo isso e não deu certo? Tente fazer o seguinte: em vez de encaminhar a mensagem que recebeu, salve a foto ou copie o texto e depois clique na lista de transmissão para abri-la. Cole o texto ali ou anexe a foto, vídeo ou o que for. Aí é só enviar.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem