Bate-Papo na Web

Veja o passo a passo para acessar o app da Caixa

Com a liberação do auxílio emergencial, confira dicas para acessar o Caixa Tem

Aplicativo Caixa Tem falha de novo e beneficiários reclamam - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Preciso muito do auxílio emergencial. Fui aprovado, mas não consigo de jeito nenhum entrar no aplicativo Caixa Tem. Gilberto.

Infelizmente, há milhares (ou milhões) de pessoas com este problema. No meio de uma pandemia, em que o isolamento social é necessário para não sobrecarregar os hospitais, pessoas têm se exposto em filas gigantes na Caixa em todo o país. Correndo risco de contaminação e sem conseguir sacar o dinheiro, pois é preciso gerar um código pelo app antes. Por que não comprovar a identidade com documentos? Surreal e perverso, para dizer o mínimo.

Algumas possíveis soluções. Na semana passada, a Caixa liberou uma atualização para o app. Se ainda não fez isso, atualize-o. Ou exclua o Caixa Tem e instale-o novamente.

Se quando você tenta entrar aparece a mensagem “Application Disabled”, entre em “Configurações”, depois em “Aplicativos” e selecione o Caixa Tem. Em seguida, autorize “Telefone” e “Armazenamento”.

Quando a pessoa finalmente consegue acessar, é preciso inserir um código, gerado por outro aplicativo, onde foi feito o cadastro. Mas aí há relatos de uma fila virtual, que parece que nunca acaba.

Além disso, aparece a seguinte mensagem: “Não deixe a tela bloquear, não atualize a página e não alterne entre aplicativos”. Ou seja, a pessoa tem que ficar ali plantada, sem fazer mais nada no celular, até conseguir.

Se o beneficiário tem computador, pelo menos a espera pode ser menos horrível. Dá para baixar o BlueStacks, um programa que emula o Android no PC. Ou seja, é como se você tivesse um celular Android no computador. Ele usa bastante espaço, mas pelo menos libera o celular. Depois de baixar e instalar o BlueStacks, baixe o Caixa Tem lá dentro.

Agora, e quem não tem celular nem computador? E quem não tem a menor familiaridade com tecnologia e precisa do auxílio para comer?

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem