Bate-Papo na Web

Saiba usar aplicativos para matar as saudades de amigos e familiares

Confira como fazer chamadas de vídeo contra o isolamento

WhatsApp - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como todo mundo já sabe (ou deveria saber), o isolamento social é importante para achatar a curva de contágio do coronavírus e não sobrecarregar os sistemas de saúde. #FiqueEmCasa.

Agora, isolamento social não significa ficar afastado de quem a gente gosta. Quer dizer, significa ficar longe fisicamente, mas podemos estar próximos virtualmente. Para isso, nada melhor do que as chamadas de vídeo em grupo, que não servem só para reuniões de trabalho. Tem muita gente organizando happy hour e até festa de aniversário.

Desde o começo da quarentena, o número de chamadas de vídeo explodiu. O Zoom, um dos aplicativos mais utilizados para isso, ganhou milhões de usuários em poucas semanas. No entanto, depois de diversas denúncias de vazamentos de dados, é mais seguro optar por outras formas de comunicação no momento.

Uma das mais fáceis é pelo próprio WhatsApp. Para fazer uma chamada de vídeo em grupo, basta abrir uma conversa com uma das pessoas e clicar na câmera de vídeo ao lado do nome dela. Depois é só clicar num botão com o ícone de um bonequinho e um sinal de + para adicionar outra pessoa. Você pode adicionar até três (são quatro participantes no máximo, incluindo você).

Outra opção é o Google Hangouts, que permite até dez pessoas na chamada. Baixe o app na loja de aplicativos do seu celular e use a sua conta Google para entrar (ou faça uma, se não tiver). Permita que o app tenha acesso aos seus contatos.

Em seguida, clique no símbolo de + e “Novo grupo”. Digite o email das pessoas que deseja adicionar e clique no ícone de “visto” no canto direito superior. Depois clique em “Compartilhar link” e “ativar”. Envie o link para convidar as pessoas para entrar na conversa (pode enviar por WhatsApp, email ou outras opções).

Cada pessoa que receber o link deve clicar na câmera na parte de cima para entrar na chamada de vídeo. Na tela, aparece a imagem de quem está falando na hora. Bons encontros!​

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem