Bate-Papo na Web

Confira alguns tutoriais na internet que ensinam a fazer máscaras em casa

Proteção contra o novo coronavírus é importante

Mulher usa máscara para se proteger do coronavírus nos Estados Unidos - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Na última semana, um vídeo sobre como se proteger do novo coronavírus ​viralizou. O objetivo da campanha Masks4all (máscaras para todos) é defender o uso de máscaras por todo mundo que precise sair à rua, não só por quem tem algum sintoma de gripe, com base no que vem sendo feito com sucesso na República Tcheca. Você pode ver o vídeo nesse link (masks4all.org).

Na última quinta (2), a República Tcheca tinha 3.805 casos de Covid-19, contra 84,6 mil na Alemanha ou 115.242 na Itália. Até a semana passada, a orientação do Ministério da Saúde do Brasil era para que apenas profissionais de saúde ou pessoas com sintomas usassem as máscaras.

Mas, na quarta-feira (1°), o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que as máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem. “Faça você mesmo, tem na internet. Lave com água sanitária por 20 minutos, tenha quatro ou cinco para uso pessoal. Agora é hora de lutar com as armas que a gente tem.”

A ideia é principalmente evitar a transmissão dos casos por pessoas que já estejam contaminadas, mas ainda não têm sintomas. Segundo diversos estudos, as máscaras artesanais impedem até 100% da dispersão da saliva contaminada.

Já para o próprio usuário a proteção é parcial, porque o vírus é minúsculo e, se ele “quiser” mesmo, vai atravessar o tecido. Mas, quando todos usam máscara, um protege o outro. E todos ficam mais seguros.

Como disse o ministro, há vários vídeos na internet ensinando a fazer máscaras. Há um da Academia de Artes de Praga, por exemplo (veja abaixo). Há vários mostrando como fazer máscara com papel toalha. Um outro ensina a fazer máscara com camiseta.

Mas o mais importante é não deixar a máscara passar uma falsa sensação de segurança e não descuidar dos outros cuidados de prevenção essenciais. Se puder, fique em casa. E lave sempre as mãos.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem