Bate-Papo na Web

Saiba como utilizar a internet para se manter atualizado e para aumentar seu alcance

Confira dicas para se dar bem em grupos online

Redes sociais são utilizadas por milhares de pessoas - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na semana passada, o leitor Leusinger Ávila, que trabalha como engenheiro, pediu ajuda para divulgar os seus serviços pela internet. Comecei a explicação pela criação de uma página profissional no Facebook
Continuando, além de convidar seus contatos do Facebook para curtir a sua página, uma boa forma de aumentar o alcance dela é participar de grupos relacionados à sua área profissional.

Na página inicial do Face, digite na caixa de pesquisa a área em que deseja atuar (por exemplo, segurança do trabalho). Em seguida, clique em Grupos e em Participar para entrar nos grupos que quiser. Alguns grupos fechados pedem para responder a um questionário simples.

Após ser aprovado, entre no grupo, veja o que publicam, curta os posts que gostar, comente, interaja. E convide os participantes para curtirem a sua página (que vai ter como endereço facebook.com/onomequevcder).

Você também pode compartilhar os seus posts direto nos grupos. Quando fizer um post na sua página, clique em Compartilhar e em seguida escolha Compartilhar em um grupo. Digite o nome do grupo em que deseja postar e clique em Publicar.

Ainda vale a pena seguir outras páginas relacionadas ao seu setor. Repita a mesma busca, mas, em vez de clicar em Grupos, clique em Páginas. Depois, visite as páginas e curta as que gostar. Acompanhe as postagens, interaja com os colegas e convide-os a curtir a sua página.

Lembre-se apenas de que você está em um ambiente público e que nem tudo o que se publica na internet é verdade. Não dá para sair confiando em qualquer um, tenha o mesmo cuidado que teria com desconhecidos no meio da rua. Se for fechar negócios, sempre pesquise antes sobre o cliente, fornecedor ou parceiro. Muita gente pode se passar por quem não é e tentar praticar golpes pela internet.

Na semana que vem tem mais.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem