Bate-Papo na Web

Confira dicas de como usar o Instagram para o seu negócio

Truques simples ajudam você a alavancar seus projetos

A rede social Instagram - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas duas últimas colunas, respondi ao leitor Leusinger Ávila sobre como divulgar seu trabalho no Facebook.  Hoje vou falar sobre o Instagram, rede social de fotos, mas na qual você também pode publicar vídeos e textos. Para quem ainda não usa, expliquei noções básicas nas colunas dos dias 25 de maio e 1º de junho de 2019.

Se você já tem um perfil pessoal no Instagram, clique no ícone com a sua foto em miniatura, no canto direito inferior, e depois no seu nome no alto da tela. Em seguida, clique em “+ Adicionar conta” e crie um perfil para divulgar o seu trabalho. Pode ser o nome da sua empresa ou algo criativo.

Na sequência, clique na lupa e faça uma busca nas contas de pessoas influentes da área ou digite um termo relacionado ao seu setor. Clique nos posts, veja o que divulgam para se inspirar. Então, clique em cima do nome das pessoas que fizeram posts de que você gostou e clique em “Seguir”.

No começo, é bom seguir várias pessoas, pois muitas costumam seguir de volta. Além disso, convide os seus contatos do Face e do WhatsApp para seguirem o seu perfil. O link vai ser instagram.com/onomequevcder.

Você pode postar fotos e escrever pequenos textos na legenda, além de colocar hashtags. Atenção: capriche nas hashtags, pois por meio delas outras pessoas chegam até seu perfil. Antes de postar, veja quais hashtags as pessoas da área estão usando.

Também é possível fazer postagens com os stories que publicou —os stories são vídeos ou coleções de fotos que os usuários postam e que ficam em exibição por 24 horas. Se quiser escrever algo, clique na câmera no canto esquerdo superior e depois deslize o dedo na linha inferior até aparecer “Texto”, do lado esquerdo de “Música”.

Escolha a fonte no botão de cima (máquina de escrever, forte, moderna etc.) e a cor na bolinha do lado esquerdo. Quando terminar, clique na seta para postar. Clique na bolinha “Seu story”, em “Mais” (os três pontinhos na parte de baixo) e em “Salvar”. Vai ficar salvo com suas fotos. Aí é só postar. 

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem