Bate-Papo na Web

Meu blog vai ser desativado em breve; e agora, vou perder tudo?

Empresa diz que criou ferramentas para garantir conteúdo; veja quais

Max Francioli
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Tenho um blog no UOL desde maio de 2014. Qdo entro nele, diz: “A criação de novos blogs está desativada. O UOL Blog será desligado no dia 01/11/ 2018”. Vou perder tudo? Como poderei continuar com ele? Não quero desativá-lo. (Nelson, 71)

De fato, o UOL desativará os seus blogs e fotoblogs em novembro. Mas vc não vai perder tudo, pode ficar tranquilo. Entrei em contato com a assessoria de imprensa do UOL, que me enviou esta resposta: “A equipe responsável pela manutenção do UOL Blog e do UOL Fotoblog está finalizando o desenvolvimento de uma ferramenta que vai permitir ao usuário fazer o backup do conteúdo publicado nas ferramentas”.

Ou seja, um mecanismo permitirá ao usuário salvar conteúdos de seu blog antes que ele seja encerrado.
Se a pessoa quiser continuar o blog em outra plataforma, tb será possível. “No caso do UOL Blog, será fornecido um arquivo que pode ser exportado para a plataforma gratuita mais popular, que é o Wordpress”, continua a nota.

O UOL prevê que essa funcionalidade seja liberada na segunda quinzena de setembro. De qualquer forma, até lá, vc pode salvar suas fotos e posts mais importantes. Para salvar apenas uma foto, basta clicar com o botão direito do mouse em cima dela e selecionar “Salvar imagem como”.

Se quiser salvar todo o texto (e as fotos junto), clique no alto da página e vá descendo com o mouse para selecionar tudo. Aperte ao mesmo tempo as teclas Ctrl e C, para copiar, dp abra um arquivo em branco do Word e, então, aperte juntas as teclas Ctrl e V, para colar.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias