Aventura na cozinha

Manjar de coco é simples e fica delicioso com calda feita a partir de frutas frescas

Aprenda preparar receita prática de manjar de coco com calda de ameixas

Manjar de coco com calda de ameixa fresca

Manjar de coco com calda de ameixa fresca Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Certamente, o manjar de coco é um dos doces preferidos da família brasileira. Presente em almoços festivos de fim de semana e celebrações como Natal e Ano Novo, a sobremesa fresquinha faz a alegria de grande parte dos convivas –sempre tem quem não goste de coco. Ou de ameixa seca, mas este é um “problema” facílimo de ser resolvido.
 
Nesta receita, cuja preparação do manjar vem diretamente do livro de guloseimas da minha avó paterna, decidi substituir a versão desidratada da fruta pela fresca, em uma calda bem levinha e cheia de doçura que combina perfeitamente com o flã. 

A versão com coco é o jeitinho brasileiro de uma iguaria antiga, já que manjares e mingaus tem origens prováveis na Idade Média, quando preparados de cor clara engrossados com amêndoas ou arroz começaram a ganhar corpo e atravessaram séculos. 

O manjar é também uma espécie de primo do malabie, saborosíssimo pudim árabe aromatizado com água de flor de laranjeira e calda de damascos que já apareceu nesta coluna. Uso pouco açúcar para manter o sabor do coco em alta, mas nada impede que o cozinheiro aumente o valor de doçura na receita.

Outra opção, diametralmente oposta e ótima para quem está de dieta ou não pode consumir glicose, é suprimir completamente o açúcar ou substituí-lo por adoçante culinário (o que eu não recomendaria, mas é possível). A calda que finaliza o doce pode dar lugar a frutas frescas como a própria ameixa, além de manga, pêssego ou nectarina.
 
O manjar pode ser feito sem o coco, apenas com o leite de coco, o que lhe confere uma textura bem lisa. Para quem, como eu gosta dos flocos, a dica é preferir sempre que possível a versão fresca, encontrada com facilidade em feiras livres.
 
Vamos para a cozinha? Até a próxima!


MANJAR DE COCO COM CALDA DE AMEIXA FRESCA

Dificuldade Fácil
Rendimento 10 porções
 
Ingredientes

1 litro de leite integral
200 ml de leite de coco
100 g de açúcar
180 g de maisena
100 g de coco ralado
300 g de ameixas frescas em pedaços
100 g de açúcar​

MODO DE FAZER

  1. Separe uma xícara de leite e dissolva nele a maisena.

  2. Coloque o leite, o leite de coco e o açúcar em uma panela e aqueça, mas não deixe ferver.

  3. Despeje a maisena dissolvida e mexa bem para engrossar por cerca de cinco minutos.

  4. Desligue o fogo e adicione o coco.

  5. Coloque em formas individuais ou uma grande e deixe na geladeira por algumas horas.

  6. Para a calda, cozinhe as frutas e o açúcar por cerca de cinco minutos após ferver. Deixe esfriar e sirva com o manjar.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem