Aprenda a preparar o clássico molho bechamel, que fica ótimo com espaguete
Clássico molho branco suscita dúvidas, mas preparo não é complicado
Clássico molho branco suscita dúvidas, mas preparo não é complicado
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Uma das dúvidas que mais vejo diz respeito a uma preparação muito comum: o molho branco ou bechamel. Ele se tornou clássico com o código publicado no começo do século 20 pelo francês Auguste Escoffier, um papa da gastronomia internacional, conhecido por ter renovado métodos e organizado a produção na cozinha.
De acordo com a classificação proposta pelo chef, o bechamel entrou no rol criado de molhos espessados com farinha de trigo. À base de leite, o molho branco é usado em uma série de receitas clássicas e modernas e tem uma legião de fãs que gostam de saborear o clássico creme de modo simples, na companhia frugal de um espaguete.
Porém, diferentemente de um molho ao sugo, o bechamel pode ficar espesso demais, líquido demais ou empelotado e há quem diga que "nunca acerta". A boa notícia é que não há motivo para pânico e, uma vez que se entende o processo de feitura do molho, é possível inclusive utilizá-lo como base, inovando e incorporando outros sabores. Cítricos, como limão e laranja, e queijos são exemplos que podem transformar o bechamel com facilidade.
A preparação do molho branco é feita em três partes. Primeiro, aromatiza-se o leite, com alho ou ervas, que devem ser descartados depois. Depois, é preparado o "roux" (pronuncia-se "rú"), com manteiga e farinha, que servir para dar a cremosidade ao molho.
Por fim ambos são misturados. O grande truque é usar um batedor de arame que a preparação não empelote. Caso, ache que o molho está muito líquido, o melhor a fazer é mantê-lo cozinhando em fogo baixo. Se estiver muito espesso, adicione mais leite, mexendo sempre.
O toque especial a meu ver é o uso de noz-moscada, de preferência inteira e ralada na hora (é possível encontrar minirraladores específicos). O sabor fica inigualável. Cuidado apenas para não exagerar, pois a noz pode conferir sabor metálico quando usada em demasiado.
Vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade Fácil
Rendimento 6 porções
Ingredientes
500 g de espaguete seco
350 ml de leite integral
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de farinha
Sal a gosto
Raspas de noz-moscada
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Homem passa por transplante de rosto após dez anos sem falar nem comer
Croissant pode ter recheio? Presidente francês responde que não
Comentários
Ver todos os comentários