Aprenda a preparar um folhado doce com compota de frutas digno de vitrine de padaria
Folhado com creme e compota de frutas fica pronto rapidamente
Folhado com creme e compota de frutas fica pronto rapidamente
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Das belas vitrines de doçarias e padarias, os folhados, salgados ou doces sempre chamaram minha atenção. A massa folhada é um clássico da pâtisserie francesa e, segundo o livro "Pâtisserie - Abordagem Profissional", de Michel Suas (ed. Cengage Learning), é famosa desde o século 15.
Trata-se de uma mistura que leva basicamente farinha, água, sal e manteiga e não é fermentada. Ela pode ser usada para fazer guloseimas recheadas, doces tradicionais como o mil-folhas, pratos celebrados como o Bife Wellington (em que filé mignon é temperado e assado envolto em massa), além de palmiers, vol-au-vents (aqueles canapés folhados e recheadinhos que vemos em coquetéis) e outras delícias.
A massa folhada é um ícone e é maravilhosa. Porém, fazê-la em casa não é simples como preparar uma torta simples de massa doce ou salgada ou mesmo alguns tipos de bolo que nem requerem batedeira. Essa receita leva horas, paciência e muito vai-e-vem na geladeira.
Optei por utilizar massa folhada pronta na receita. A qualidade é boa, e ela folha bem. Ou seja, fica com o aspecto inflado, como se milhares de finíssimas lâminas tivessem sido assadas umas sobre as outras. Claro que produzir a própria massa folhada tem seu charme, mas não é obrigatório.
Em linhas gerais, a receita pede que se misture a farinha, a manteiga a água e o sal e se faça um quadrado achatado com essa massa, que deve descansar uma hora na geladeira. Depois disso, é preciso abrir novamente a massa, colocar uma grossa fatia de manteiga sobre ela e dobrá-la sobre ela mesma com a ajuda de um rolo.
São cerca de seis dessas dobras, com intervalos de meia hora entre elas, períodos em que a massa folhada deve descansar na geladeira. Resumindo: só com bastante tempo e vontade. O processo é muito compensatório, mas quem quiser praticidade pode confiar na folhada pronta.
Vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade Média
Rendimento 8 porções
Ingredientes
500 g de massa folhada semilaminada
1 ovo batido
Para o creme de confeiteiro
500 ml de leite integral
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de extrato de baunilha
2 gemas
Para a compota de frutas
300 g de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, mirtilo) frescas ou congeladas
100 g de açúcar
1 colher (sopa) de maisena
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Marido de Sasha se apresenta como nepo genro para divulgar álbum
Vovó com óculos escuros grossos se torna um ícone da moda improvável
Outro Canal: BBB 25: Globo fecha com 19 marcas e reality já fatura pelo menos R$ 650 milhões
Comentários
Ver todos os comentários