Aventura na cozinha

Quiche de cogumelos e alho-poró é opção para dias quentes e pode ser feita em porção individual

A torta é tão versátil que pode ser preparada até sem a massa

Quiche de cogumelos e alho-poró
Quiche de cogumelos e alho-poró - Juliana Ventura/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Confesso que temperaturas mais altas me dão muita preguiça de comer refeições grandes. Nessas horas, uma das coisas que mais funciona é a equilibrada combinação de torta com salada, que satisfaz e não pesa, na medida certa. Foi pensando nisso que escolhi uma receita de quiche para a coluna de hoje.

Ao contrário do que muitos pensam, ela não é apenas uma torta que foi assada sem a tampa. O recheio da quiche é característico, diferente dos cremes que costumamos usar nos deliciosos empadões: feito à base de ovos e creme de leite, pode levar vegetais ou carne.

Em uma técnica de preparo também distinta das tortas que comemos com mais frequência, a massa da quiche deve ser pré-assada, já que o recheio é líquido antes da cocção. Se colocados no forno juntos, ambos crus, o recheio molhará a massa, e o resultado será desastroso.

Mas não há motivo para pânico. A receita de quiche é relativamente simples. E o melhor: uma vez dominada, pode ser adaptada para vários paladares. Aqui, leva cogumelo shitake e alho-poró, mas poderia ser queijo e presunto ou tomates e manjericão ou, ainda, abobrinha e berinjela, por exemplo.

A lista é realmente infinita. A quiche é tão versátil que pode ser preparada até sem a massa. Isso mesmo: é só untar a forma com manteiga e parmesão e assar o recheio, que parecerá uma omelete bem macia.

Isso sem mencionar a versão mais famosa desse prato, chamada quiche lorraine, cujo recheio é feito basicamente da mistura de creme e ovos, com bacon e queijo. Apesar de ter se tornado um prato célebre na França, sua receita original parece ter nascido na Alemanha medieval, onde uma versão da torta aberta era feita com cubos de gordura de porco –e sem queijo.

Essa receita foi testada em uma forma para quiche rasa (as dimensões exatas estão no modo de preparo), mas, se na sua casa a assadeira for mais alta, não há problema. Minha recomendação é apenas que seja de fundo removível. Se achar, porém, que a forma que vai utilizar é muito maior do que indicamos aqui, dobre a quantidade da receita.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


QUICHE DE SHITAKE E ALHO-PORÓ

Dificuldade Média
Rendimento 6 fatias

Ingredientes

Para a massa
- 140 g de farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 90 g de manteiga sem sal
- 4 colheres (sopa) de água

Para o recheio
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 2 ovos
- 200 g de cogumelo shitake
- 1 talo de alho-poró
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
- 1/4 de colher (café) de noz-moscada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Misture a farinha e o sal.

  2. Adicione a manteiga gelada em cubos e esfarele a mistura com as mãos até formar uma espécie de farofa grossa.

  3. Incorpore a água e trabalhe a massa a até ficar uniforme.

  4. Guarde na geladeira por cerca de uma hora.

  5. Fatie os cogumelos e pique bem o alho-poró.

  6. Em uma frigideira, frite o alho-poró no azeite. Quando estiver murcho, adicione o shitake e salteie até cozinhar, por cerca de dez minutos. Reserve.

  7. Abra a massa com um rolo entre dois sacos plásticos de cozinha até ficar com espessura de 0,5 cm. Transfira para uma forma para quiche de fundo removível com 21 cm de diâmetro e 3 cm de altura.

  8. Acerte a massa na forma, ajustando os cantos com os dedos e retirando o excesso da borda. Como a forma é baixa, é preciso que a massa esteja fina.

  9. Corte um círculo de papel-manteiga pouco maior que o fundo da forma. Disponha-o sobre a massa e cubra com feijões crus (para a massa não estufar). Pré-asse a massa em forno médio por cerca de 15 minutos. Ela deve estar começando a dourar, apenas.

  10. Retire do forno e descarte os feijões o papel.

  11. Em uma tigela, bata com um batedor de arame o leite, o creme de leite e os ovos. Adicione os cogumelos e o alho-poró salteados à mistura.

  12. Tempere com a noz-moscada e acerte o sal (uma boa pitada basta) e a pimenta.

  13. Despeje o recheio sobre a massa pré-assada e cubra com o queijo.

  14. Volte a quiche ao forno e asse até que o queijo esteja bem dourado.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem