Aventura na cozinha

Tradição portuguesa, bolo de reis tem massa mais saborosa se preparado com rum

Em formato de coroa, bolo leva nozes e frutas cristalizadas

Bolo de reis, uma tradição confeiteira para Dia de Reis
Bolo de reis, uma tradição confeiteira para Dia de Reis - Juliana Ventura/Arquivo Pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis. Para muitos, a data não tem ligação com nenhuma tradição festiva específica nem familiar, porém, em alguns lugares, é neste dia que os presentes de Natal são abertos, em uma alusão ao momento em que os três reis magos chegaram à manjedoura do menino Jesus portando regalos, de acordo com a história cristã.

Para outras pessoas, é nesta data que as decorações natalinas são desmontadas. Particularmente, acho que o Dia de Reis é uma ótima ocasião para comer bolo. Sim, há também uma tradição confeiteira ligada à data: o bolo de reis.

Quando é feita pesquisa a respeito no receituário mundial, são encontradas versões disponíveis. Algumas preparações indicam o uso de vinho do porto; outras preferem conhaque; umas usam fermento para pão e transformam o bolo em algo semelhante a uma rosca, enquanto outras discordam do uso de nozes ou amêndoas.

Em comum, normalmente, há o formato circular do bolo e o uso de frutas cristalizadas ou secas. Um simpático costume também diz que é possível esconder um anel dentro da massa: quem encontrá-lo terá sorte.

Para a receita de hoje, escarafunchei o livro de delícias do meu bisavô, padeiro português e proprietário do que chamariam de mãos de fada. Modifiquei algumas proporções (a receita original levava a mesma quantidade de farinha e de maisena, por exemplo), acrescentei o açúcar mascavo e substituí conhaque por rum para chegar ao resultado que mostro aqui –mas manter o destilado ou usar vinho do porto no lugar deve ficar ótimo, também.

Adicionei, ainda, uma cobertura de açúcar, bastante característica do bolo de reis. É um doce bem simples, ainda que denso, saboroso e úmido, perfeito para tomar com café, à tarde. 

Quem não tiver batedeira pode fazê-lo à mão, munido de um batedor de arame. Não se preocupe em colocar força, só é necessário unir os ingredientes e formar uma massa homogênea. Se não for utilizar o eletrodoméstico, a dica é peneirar os ingredientes secos para não formar grumos ao bater.

Vamos para a cozinha?


BOLO DE REIS

Dificuldade Fácil
Rendimento 4 porções

Ingredientes

Para a massa
- 3 ovos
- 100 g de açúcar refinado
- 100 g de açúcar mascavo
- 150 g de manteiga
- 2 col. (sopa) de rum
- 50 g de nozes picadas
- 100 g de frutas cristalizadas
- 160 g de farinha de trigo
- 50 g de maisena
- 1 col. (sopa) de fermento químico

Para a cobertura
- 1 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
2 col. (sopa) de leite
1 col. (sopa) de suco de limão
Frutas cristalizadas a gosto

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem