Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries

Festival em São Paulo exalta filmes produzidos na América Latina

Mostra faz homenagem ao diretor Jeferson De e à atriz Inés Efron

13º Festival de Cinema Latino-Americano
Lázaro Ramos (á esq.) e Ailton Graça, em cena do filme "Correndo Atrás", de Jeferson De - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Agora

Começa na próxima quarta (25) o 13º Festival de Cinema Latino-Americano em São Paulo. A mostra acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (onde houve uma retrospectiva com filmes de festivais anteriores), no Memorial da América Latina, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e no CineSesc (nestes dois últimos, as atividades são pagas).

“Procuramos fazer uma boa representação do que anda sendo produzido na América Latina, o que sempre foi a vocação do festival. Grande parte dos longas são inéditos no Brasil e alguns terão sua primeira exibição mundial aqui”, diz Francisco Cesar Filho, que divide a curadoria com Jurandir Müller.

Além dos filmes, o festival terá palestras e também fará homenagem ao diretor brasileiro Jeferson De e à atriz mexicana Inés Efron. Filho destaca que produções de países como Paraguai, Equador e Costa Rica vêm crescendo. "Antes, era difícil encontrar filmes além da Argentina, do Chile e do Uruguai. Hoje, felizmente, essa realidade mudou."

Ele ainda fala sobre as características em comum dos longas latinos. “São histórias que mostram claramente como é a sociedade do país. Não é comum ver isso em filmes de outros lugares.”

SESSÕES ESPECIAIS

O festival terá duas exibições especiais. No 31 de julho, às 19h30, no CineSesc, Inés Efron, atriz mexicana radicada na Argentina, participa do debate “O Cinema no Feminino”.

“Os brasileiros conhecem poucos artistas argentinos. A vinda dela ajuda a saber mais sobre a arte daquele país e ainda ressalta a presença da mulher no cinema mundial, assunto que ganhou espaço até no Oscar”, diz um dos curadores, Francisco Cesar Filho.

Já na abertura do festival, na quarta (25), ganha destaque o outro homenageado da atração, o diretor Jeferson De. O Memorial da América Latina exibe o filme “Correndo Atrás”, dirigido por ele e que é composto, desde produção até elenco, por profissionais negros.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem