Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times Televisão

'Um Dia' volta como série da Netflix e aprofunda romance de Emma e Dexter em 14 episódios

Adaptação de best-seller de David Nicholls já havia virado filme 'resumido' com Anne Hathaway

Ambika Mod e Leo Woodall em cena da série 'Um Dia' - Ludovic Robert/Netflix
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Precious Adesina
Londres
The New York Times

Para o autor britânico David Nicholls, a chave para uma boa história romântica é evitar os clichês. "O primeiro beijo, a primeira noite juntos, o dia do casamento. Existem todos esses marcos que são bastante familiares e óbvios", disse ele recentemente.

Em vez disso, seu romance de 2009, "Um Dia", segue seus dois protagonistas, Emma e Dexter, no mesmo dia de cada ano por duas décadas, enquanto eles entrelaçam suas vidas como amigos, parceiros e tudo mais. O que aconteceu nos 364 dias anteriores é revelado lentamente e indiretamente, com muitos momentos-chave deixados para a imaginação do leitor.

Em 2011, o romance —que foi traduzido para 40 idiomas e vendeu milhões de cópias— foi adaptado para um filme estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess, e a história agora encontrou uma nova vida como uma minissérie, criada pela roteirista escocesa Nicole Taylor e disponível na Netflix.

Embora ambas as adaptações sigam de perto a estrutura e o enredo do romance, o programa dedica a maioria de seus 14 episódios de meia hora a um ano diferente na vida do casal. O tempo de execução mais curto do filme significou cortes significativos, de modo que acabou se tornando um "pequeno resumo do romance", segundo Nicholls (em uma crítica do New York Times, o crítico A.O. Scott escreveu que o filme "transforma uma história episódica em uma antologia de sentimentos e associações").

A duração estendida do programa permite que personagens mais completos surjam para Emma (interpretada por Ambika Mod, que foi a Shruti de "This Is Going to Hurt") e Dexter (Leo Woodall, que interpretou Jack na 2ª temporada de "The White Lotus"). Conhecemos os dois em 1988, na última noite da faculdade, onde Emma se dedicou e trabalhou duro em uma dupla graduação e Dexter foi um cara popular de festas, com notas abaixo da média em antropologia.

Assim como no filme, Dexter é rico, bonito e pode ser arrogante, mas Taylor disse que não queria que seu roteiro o transformasse em um "garoto rico arquetípico", mas sim enfatizar sua vulnerabilidade. Vemos Dexter à beira das lágrimas em uma estação de trem após uma conversa acalorada com seu pai e usando um orelhão para deixar uma mensagem chorosa na secretária eletrônica de Emma, implorando para que ela atenda o telefone.

"Os tipos de vulnerabilidades que Dexter tem, Leo interpretou lindamente", disse Taylor, acrescentando que o ator trouxe "um tipo de Dexter bastante diferente para a performance".

Em uma entrevista, Woodall disse que interpretar Dexter permitiu que ele experimentasse "as profundezas e os momentos difíceis da vida de outra pessoa". Nos primeiros anos de seu personagem, "ele só quer se divertir", disse Woodall, mas "a bebida, as drogas e seu mecanismo de enfrentamento para lidar com a dor e escapar" acabam o dominando.

"Há muita empatia que você pode ter por ele", acrescentou Woodall. "Ele torna as coisas difíceis, mas quando você olha para isso de uma perspectiva mais ampla, ele está realmente se esforçando para se manter à tona."

Para muitos fãs de "Um Dia", Emma é a personagem mais relacionável: uma azarada lutando por uma chance de progredir. Isso também era verdade para Taylor, que tinha 29 anos quando o romance foi lançado, morava em Londres e estava desesperada para se tornar escritora. "Eu sentia que estava tentando fazer algo acontecer para mim em um mundo cheio de Dexters", disse ela. Como resultado, ela disse: "Há mais de Emma na série do que no filme ou talvez até no livro".

Nos primeiros episódios do programa, Emma é reservada e falta confiança, o que Mod disse que parecia "realista" para uma mulher de cor na situação de sua personagem. "Muitas pessoas, ao ler o livro, não teriam imaginado uma Emma negra, mas acho que, se algo, isso amplifica e destaca as coisas que a tornam mais relacionável", disse Mod. "O mundo nos empurra para nos sentirmos pequenos e ficarmos em nosso lugar, e a falta de confiança e insegurança de Emma é definitivamente um resultado disso."

À medida que os episódios e os anos passam, Emma e Dexter crescem: Dexter se torna mais sério e Emma se sente mais segura de si mesma. Taylor disse que esperava que os fãs do livro assistissem ao programa —que se parece um pouco com uma versão mais animada de "Normal People"— e "se apaixonassem por Ambika e Leo e sentissem como se dissessem 'sim, aí estão minha Emma e meu Dexter'", disse ela.

A história de Nicholls tem tanta longevidade, disse Taylor, porque todos têm um relacionamento semelhante ao de Emma e Dexter, mesmo que não seja romântico. "Todos nós temos aquela pessoa que sempre te traz de volta à melhor versão de si", disse ela.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem