Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu BBC News Brasil

Por que filme de Bollywood é acusado de banalizar Holocausto

Desde o seu lançamento, o filme tem sido notícia pelos motivos 'errados' - não recebeu muitas críticas positivas, com os críticos apontando que o uso de imagens e diálogos do Holocausto foi de mau gosto.

Casal do filme Bawaal - Getty Images
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Uma organização judaica escreveu para a Amazon Prime pedindo ao serviço de streaming que remova o filme de Bollywood "Bawaal" de sua plataforma por seu "retrato insensível" do Holocausto. O Simon Wiesenthal Center diz que o filme banaliza o "sofrimento e o assassinato sistemático de milhões". Muitos na Índia também criticaram o filme pela forma como usou o Holocausto no drama romântico. Mas o elenco e o diretor consideraram as críticas injustificadas.

Desde que o filme estreou no Prime Video na última sexta-feira, críticos de cinema e telespectadores criticaram algumas cenas e diálogos que traçam um paralelo entre a história de amor dos protagonistas e o Holocausto. O filme inclui uma cena de fantasia dentro de uma câmara de gás e usa o líder nazista Adolf Hitler e o campo de extermínio de Auschwitz como metáforas.

É estrelado pelos atores populares Varun Dhawan e Janhvi Kapoor nos papéis principais como um casal recém-casado, viajando pela Europa. Ele é professor de história e seu objetivo é fazer vídeos curtos no Instagram para ensinar sobre a Segunda Guerra Mundial a seus alunos e ela espera fazer uma última tentativa de salvar seu casamento fracassado.

Sites que acompanham o desempenho de filmes de Bollywood anunciaram que "Bawaal" é um sucesso comercial - eles dizem que já atraiu entre seis e sete milhões de visualizações e, na quinta-feira, o aplicativo Prime Video o mostrou liderando a lista "Top 10 na Índia".

Mas desde o seu lançamento, o filme tem sido notícia por outros motivos - não recebeu muitas críticas positivas, com os críticos apontando que o uso de imagens e diálogos do Holocausto foi de mau gosto. Em uma cena, Hitler é usado como uma metáfora para descrever a ganância humana, com o personagem interpretado por Kapoor dizendo: "Somos todos um pouco como Hitler, não somos?"

Em outro exemplo, ela diz que "todo relacionamento passa por Auschwitz" - uma referência ao campo de extermínio da Alemanha nazista onde quase um milhão de judeus foram mortos.

MONETIZAÇÃO DO CONTEÚDO

Em uma recriação dos horrores do acampamento, o casal vestido com roupas listradas é colocado dentro de uma câmara de gás, onde são cercados por pessoas que gritam e sufocam.

Na terça-feira, a organização judaica de direitos humanos Simon Wiesenthal Center também se juntou às críticas - disse em um comunicado que Auschwitz não deveria ser usado como uma metáfora, pois é um "exemplo por excelência da capacidade do homem para o mal".

"Ao fazer o protagonista deste filme declarar que 'Todo relacionamento passa por Auschwitz', Nitesh Tiwari [o diretor], banaliza e rebaixa a memória de seis milhões de judeus assassinados e milhões de outros que sofreram nas mãos do regime genocida de Hitler, ", disse o comunicado.

"Se o objetivo do cineasta era obter relações públicas [publicidade] para seu filme, supostamente filmando uma sequência de fantasia no campo de extermínio nazista, ele conseguiu", acrescentou.

O comunicado também pedia à Amazon Prime que "parasse de monetizar" o filme e o removesse imediatamente de sua plataforma.

Embora os produtores do filme ainda não tenham respondido à declaração, Dhawan havia dito em uma entrevista anterior durante a turnê promocional do filme que as pessoas se ofendiam com pequenas coisas nos filmes hindi, mas tendiam a dar mais liberdade aos filmes ingleses.

O diretor Nitesh Tiwari disse que os filmes não devem ser vistos com uma "lente de aumento" porque então "você encontrará problemas em cada obra criada".

-Texto publicado originalmente aqui

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem