Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes

Kevin Spacey é qualificado como 'assediador sexual' pela Promotoria britânica

Ator é acusado por 12 assédios contra quatro homens, entre 2001 e 2013

Kevin Spacey do lado de fora da Corte de Southwark Crown, em Londres - Toby Melville/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O ator americano Kevin Spacey foi qualificado, nesta sexta-feira (30), como "assediador sexual" pela promotoria no início de seu julgamento em Londres, onde é acusado de 12 assédios sexuais contra quatro homens entre 2001 e 2013, acusações que ele nega. Spacey, de 63 anos, é "um homem que não respeita os limites nem o espaço pessoal", que "gosta que outras pessoas (...) se sintam incomodadas, um assediador sexual", afirmou Christine Agnew, representante da promotoria.

Após a seleção do júri e a apresentação das acusações na quarta-feira, a acusação tomou a palavra, nesta sexta-feira, entrando no mérito de um julgamento que deve durar quatro semanas no Tribunal da Coroa de Southwark, no sul de Londres. O astro de Hollywood se declarou inocente das 12 acusações que lhe imputam. Em virtude da legislação inglesa, não se pode identificar as supostas vítimas.

O ator, ganhador de dois prêmios do Oscar por "Beleza Americana" (1999) e "Os Suspeitos" (1995), é acusado de assediar sexualmente três homens entre março de 2005 e abril de 2013, quando era diretor do teatro Old Vic de Londres. Segundo Agnew, Spacey "tocou (um dos homens) de forma inapropriada (...) tentando agarrar suas nádegas" e "em várias ocasiões (...) agarrou os órgãos genitais (do homem) através de sua roupa" sem seu consentimento.

O ator é acusado de assediar outro homem entre 2001 e 2004, chegando a obrigá-lo a manter relações sexuais não consentidas. Segundo a promotoria, a suposta vítima, após ser convidada por Spacey para tomar uma bebida em um apartamento, adormeceu e quando despertou, percebeu que o ator estava fazendo sexo oral nele. Apesar de sua negativa, ele continuou e a vítima teve que empurrá-lo e ir embora do apartamento, acrescentou a acusação.

Spacey foi uma das grandes estrelas denunciadas pelo movimento global #MeToo (Eu também, em tradução literal), surgido em 2017, a partir do caso do todo poderoso produtor de cinema americano Harvey Weinstein. Foi inicialmente acusado de assédio sexual por vários homens nos Estados Unidos. Ele sempre negou as acusações e isso o levou a revelar sua homossexualidade.

No ano passado, foi declarado inocente em um desses casos por um tribunal civil de Nova York. Em 2019, foram retiradas as acusações em outra investigação.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem