Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cenas do filme "Velozes e Furiosos 9" com Vin Diesel Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Calum Marsh
The New York Times

Houve uma época, já faz muito tempo, em que os filmes da franquia “Velozes e Furiosos” eram sobre corridas de rua. Eles ainda envolvem carros se movimentando em velocidades alucinantes, mas apenas como um dos componentes de uma máquina de produção de blockbusters que costuma incluir também espionagem sofisticada, tiroteios dignos das Forças Armadas, assaltos milionários a bancos e planos malignos de aniquilação mundial.

Ultimamente, os filmes da franquia têm mais em comum com James Bond e “Missão: Impossível” do que com “60 Segundos”. À medida que os filmes cresciam e se tornavam mais espetaculares, seu elenco também se alargou e alongou.

E com o mais recente título, “Velozes e Furiosos 9”, a lista de nomes de primeira linha nos créditos faz com que “Game of Thrones” fique com cara de “Esperando Godot”.

A coisa se complica ainda mais tendo em vista o hábito da franquia de incluir e excluir personagens da trama sem aviso ou explicação –atores são retirados da história e depois retornam, são mortos em cena, mas acabam ressuscitados. Pode ser muito, muito difícil lembrar quem é quem e quem faz exatamente o quê.

“Velozes e Furiosos 9” teve de longe a melhor bilheteria desde o início da pandemia, arrecadando no fim de semana de estreia US$ 162 milhões (R$ 862 mi) em oito mercados. No Brasil, continuava na liderança no último final de semana. Com isso, segue um guia simples sobre o elenco para que você consiga acompanhar a história.

Dominic Toretto (interpretado por Vin Diesel)
Dom é o coração da série, um piloto de rua e ladrão de carros cético, fã da cerveja Corona dedicado à família e não muito amigo da lei. Ele apareceu pela primeira vez em “Velozes e Furiosos” (2001), o filme que deu início a tudo.

Era um bandido de coração de ouro que vive de pequenos golpes em Los Angeles, mas ao longo da série evoluiu gradualmente para uma espécie de agente secreto freelancer e superpolicial que patrulha todo o planeta. Em “Velozes e Furiosos 8” (2017), surge a informação de que ele tem um filho pequeno.


Brian O’Conner (Paul Walker)
O herói original da série, Brian era um policial infiltrado como corredor de rua para capturar Dom e sua quadrilha de ladrões de carros. Mas quando chega a hora de realizar a detenção, Brian escolhe por deixar que Dom escape, e os dois se tornam como irmãos.

Walker morreu em 2013 em um acidente de carro, mas em lugar de descrevê-lo como morto os filmes escolheram aposentá-lo pacificamente. Ele é visto pela última vez nos momentos finais de “Velozes e Furiosos 7” (2015), acelerando seu carro rumo ao horizonte sob o sol de um fim de tarde.


Letty Ortiz (Michelle Rodriguez)
Mulher e cúmplice de Dom, Letty parecia ter sido morta no começo de “Velozes e Furiosos 4” (2009), depois de se envolver em uma disputa com um grande criminoso.

Em “Velozes e Furiosos 6” (2013), surge a informação de que na verdade ela tinha escapado às tentativas de homicídio –mas com um caso grave de amnésia que destrói todas as suas lembranças e a faz se aliar temporariamente aos vilões. Ela descobre a verdade no final daquele filme e volta a viver com Dom e a trabalhar com a equipe nos filmes seguintes.


Roman Pearce (Tyrese Gibson)
Amigo de infância de Brian, Roman apareceu pela primeira vez em “+ Velozes + Furiosos” (2003), a primeira continuação, como um sedutor capaz de resolver qualquer problema na conversa, e motorista sensacional.

Desde que foi chamado para ajudar em um assalto a banco em “Velozes e Furiosos 5”, ele vem sendo uma das peças fundamentais da equipe de Dom, e usualmente responde pelo lado mais cômico das histórias.


Tej Parker (Ludacris)
Como Roman, Tej apareceu pela primeira vez em “+ Velozes + Furiosos” e é personagem regular da série desde “Velozes e Furiosos 5”. Ele é um hacker talentoso e cuida das comunicações, tecnologia e vigilância, embora se disponha a dirigir ou lutar, quando necessário. Tej e Roman têm uma rivalidade amistosa e provocam um ao outro sem parar.

Luke Hobbs (Dwayne Johnson)
Johnson estreou em “Velozes e Furiosos 5” como o parrudo agente do serviço secreto diplomático Luke Hobbs, antagonista que busca frustrar os planos de assalto de Dom e sua equipe.

Dom e os amigos o conquistam como aliado e, desde “Velozes e Furiosos 6”, ele trabalha frequentemente com a gangue. Sua participação mais recente foi em um filme derivado da série, “Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw” (2019).


Mia Toretto (Jordana Brewster)
Mia, irmã de Dom, era o par romântico de Brian em “Velozes e Furiosos” e continuou a acompanhá-lo em suas aventuras. Depois que ela teve o primeiro filho do casal, em “Velozes e Furiosos 7”, ela e Brian se aposentaram, mas Mia volta em “Velozes e Furiosos 9” depois de ficar de fora de “Velozes e Furiosos 8”.

Han Lue (Sung Kang)
Han, um corredor de rua coreano que vive no Japão, foi um dos astros de “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006), e morre em um acidente de carro no final do filme. Ele aparece vivo e bem nas três continuações seguintes, porém, porque elas evidentemente acontecem antes da história precedente, na cronologia da série.

Para aumentar a confusão, sua morte acidental foi reescrita como homicídio em “Velozes e Furiosos 7”, usando uma mistura de imagens de arquivo e cenas novas. E ele está de volta uma vez mais, vivo de novo, em “Velozes e Furiosos 9”, por motivos que ainda não estão claros.

Gisele Yashar (Gal Gadot)
Gisele interpreta uma femme fatale em “Velozes e Furiosos” e começou a trabalhar com a equipe e a namorar com Han em “Velozes e Furiosos 5”. Ela morre em “Velozes e Furiosos 6”, se sacrificando para salvar o amado em um clímax de muita ação. Ela não foi ressuscitada na série –ainda.

Megan Ramsey (Nathalie Emmanuel)
Hacker incomparável que Dom e os amigos salvam de um sequestro na metade de “Velozes e Furiosos 7”, Ramsey se tornou parte regular do elenco e ajuda a equipe a resolver problemas relacionado a computadores. Tej e Roman competem constantemente por seu afeto.

Sean Boswell (Lucas Black)
Herói de “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio”, Sean é um jovem corredor de rua indisciplinado que busca escapar de um período de detenção se unindo ao pai no Japão. Além de uma breve passagem por “Velozes e Furiosos 7”, ele não tinha participado de qualquer outro filme da série, mas, surpreendentemente, está de volta em “Velozes e Furiosos 9”.


Mr. Nobody (Kurt Russell)
Agente secreto do governo e dotado de recursos quase ilimitados, Mr. Nobody contratou Dom e o pessoal para ajudar a salvar o mundo em “Velozes e Furiosos 7”, e de novo no filme seguinte. Se Dom é um James Bond, ele seria M.


Deckard Shaw (Jason Statham)
Outro vilão transformado em herói, Shaw tenta eliminar Dom e seus colegas em “Velozes e Furiosos 7”, antes de se aliar a eles no filme seguinte. Ele participou de “Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw”, mas tem só uma aparição breve em “Velozes e Furiosos 9”.


Magdalene Shaw (Helen Mirren)
Magdalene, a mãe de Deckard, fala com sotaque e aparece em “Velozes e Furiosos 8” para ajudar Dom. Ela foi vista pela última vez em “Hobbs e Shaw”, servindo uma sentença de prisão.

Owen Shaw (Luke Evans)
Irmão de Deckard, Owen era o vilão que aterrorizava a equipe em “Velozes e Furiosos 6”, perseguindo-os por toda Londres antes de ser jogado para fora de um avião que estava decolando. Ele sobrevive à queda e ajuda Deckard (e Dom) em “Velozes e Furiosos 8”.

Cipher (Charlize Theron)
Cipher supostamente é a hacker mais talentosa e aterrorizante do planeta, a tal ponto que mesmo o notório coletivo Anonymous tem medo de mexer com ela. Ela tenta causar uma guerra nuclear em “Velozes e Furiosos 8” e sequestra o bebê de Dom para mantê-lo como refém, matando a mãe do menino no processo. Ela retorna –aparentemente de novo como vilã– em “Velozes e Furiosos 9”.

Jakob Toretto (John Cena)
Estreante na série, Jakob é irmão de Dom (apesar de nunca ter sido mencionado) e, é claro, o principal antagonista em “Velozes e Furiosos 9”.


Elena Neves (Elsa Pataky)
Elena era o par romântico de Dom quando ele acreditava que Letty tinha morrido, uma policial do Rio de Janeiro a quem Hobbs pede ajuda em “Velozes e Furiosos 5”. Ela teve o filho de Dom sem informá-lo e foi morta por Cipher pouco depois de contar a verdade a Toretto em “Velozes e Furiosos 8”.


Tego e Rico (Tego Calderon e Don Omar)
Amigos que servem principalmente para contraste cômico, Tego e Rico acompanham Dom em diversas de suas missões, e em geral aparecem uma ou duas vezes por filme para alguns momentos de humor.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem