Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Criador de 'Os Simpsons' não vê problema de ator branco fazer voz de Apu

Série recebeu críticas por personagem indiano ser dublado por um ator branco

Personagem Apu, do seriado 'Os Simpsons'
Personagem Apu, do seriado 'Os Simpsons' - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O criador da série animada "Os Simpsons" (1989), Matt Groening, respondeu críticas sobre o personagem Apu em uma entrevista em comemoração ao episódio de número 700 ao USA Today. Para Groening, não é um grande problema o personagem indiano ter a voz de um ator branco, segundo o site TMZ.

Na entrevista, o animador foi questionado sobre a polêmica de que o personagem indiano não teria um ator indiano como sua voz. Não foi mencionado que existem alegações de que Apu também é retratado totalmente com base em estereótipos.

Groening disse que a contratação de novos dubladores é feita em nome da diversidade, "quanto mais, melhor", explica. "Eu acho as histórias de Apu fantásticas, e ele é um dos personagens mais matizados em um show de desenho animado bidimensional bobo. Então, sim, estou orgulhoso de Apu", começa.

Ele continua: "Estou tentando não abrir outro abismo de crítica, mas não importa o que eu diga. Vou entender de qualquer maneira". Groening afirma que a ideia de ter atores brancos como dubladores de personagens não brancos não foi dele, mas que ele está "bem com isso".

O animador afirma a intenção era usar o talento de todos os atores ao máximo, e não ter alguns atores dando voz a alguns personagens. Ele concorda que deveriam ter aceitado a mudança anos atrás e completa: "eu ouvi que eles querem tirar as armas de Yosemite Sam. Ele é um pouco cabeça quente."

Hank Azaria, ator que faz a voz de Apu, disse, em entrevista ao TMZ, que ele e os produtores estão levando as críticas quanto ao personagem a sério. O artista diz que concorda que este é um assunto necessário de se conversar.

Em junho de 2020, os produtores da animação anunciaram que iriam reformular seu elenco de vozes — a partir de agora, atores brancos não serão mais responsáveis por dublar personagens pertencentes a outras etnias.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem