Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema Maratona Globo

Série homenageia Domingos Oliveira com protagonista que vive para se apaixonar

Primeiro episódio de 'Todas as Mulheres do Mundo' será exibido na Globo

Elenco da série 'Todas as Mulheres do Mundo'

Elenco da série 'Todas as Mulheres do Mundo' Victor Pollak/Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em "Todas as Mulheres do Mundo", nova série original Globoplay que estreia em 23 de abril, o protagonista é Paulo (Emílio Dantas), arquiteto que mora em Copacabana e que a cada um dos 12 episódios da trama se apaixona por uma mulher diferente. Mas não é que ele seja um dom Juan ou um machista, como afirma Jorge Furtado, autor da produção ao lado de Janaína Fischer.

"O machista é aquele homem que vê na mulher um objeto, aquele homem que tanto faz a mulher. Paulo é o contrário disso, ele realmente se apaixona por todas as mulheres do mundo (...) Ele reconhece em cada uma delas uma característica especial. Então, ele bota o olho e se apaixona, quase que à primeira vista", diz Furtado, em entrevista em vídeo ao F5.

O primeiro episódio de "Todas as Mulheres do Mundo" será exibido na próxima quinta (23), na Globo, após o Big Brother Brasil 20. A série é baseada no trabalho do cineasta e dramaturgo Domingos Oliveira, que morreu em março de 2019, aos 82 anos. O título é o mesmo do primeiro filme de Oliveira, "Todas as Mulheres do Mundo", comédia romântica que rendeu ao cineasta os prêmios de melhor filme, direção e roteiro no Festival de Brasília.

O protagonista é o mesmo: Paulo, no longa vivido por Paulo José. Maria Alice, a grande musa do arquiteto e que foi interpretada por Leila Diniz (1945-1972), com quem Oliveira foi casado, agora é encarnada por Sophie Charlotte, 30 –a atriz também era uma das musas do cineasta.

A série não é inspirada apenas neste primeiro longa. Outros seis textos originais do dramaturgo foram usados como referência: "Amores" (filme de 1998); "Separações" (filme de 2002); "Os Inseparáveis"; "A Primeira Valsa" (peça de 1996); "BR 716" (filme de 2016); e “Largando o Escritório” (peça de 2006).

"Domingos Oliveira era um grande poeta, um grande dramaturgo, filósofo, um sujeito que amava os seres humanos e que através da sua arte vai nos iluminar. Acho que essa série ['Todas as Mulheres do Mundo'] vai fazer muito bem ao país", diz Jorge Furtado.

O projeto de "Todas as Mulheres do Mundo" tomou forma dois anos antes da morte de Oliveira e contou com a contribuição dele, que ainda em vida leu roteiros e fez sugestões ao que foi escrito pelos autores. Além de Paulo e de Maria Alice, outros dois personagens permeiam toda a produção: Cabral (Matheus Nachtergaele) e Laura (Martha Nowill).

"O Cabral é um amigo mais velho, sábio, que já viveu muito, tem uma sabedoria profunda e tem muito a ensinar ao Paulo", afirma Furtado. Já Laura é uma amiga que está sempre perto dele e que, vez ou outra, eles namoram. "Mas ela não chega a virar uma grande paixão", completa.

O elenco conta ainda com Lilia Cabral, Fernanda Torres, Maria Ribeiro, Fábio Assunção, Felipe Camargo, Maria Mariana (filha de Oliveira), Priscilla Rozenbaum (mulher do dramaturgo), entre outros.

"O público pode esperar o inesperado, porque isso é o amor, isso é uma grande paixão, porque você não está esperando e, de repente, acontece. Em cada um dos episódios o personagem do Paulo vai se apaixonar por uma mulher diferente, e nós também vamos nos apaixonar por essas mulheres que são totalmente diferentes e únicas", conclui Furtado.

Veja entrevista em vídeo com o autor.

CONHEÇA OS PERSONAGENS DA SÉRIE

Paulo (Emilio Dantas) – arquiteto de profissão, mas poeta de coração. Morador de Copacabana, é um homem apaixonado pela vida, pela liberdade, pelo amor e pelas mulheres. Por todas as mulheres do mundo. Se envolve verdadeiramente em todas as relações que vivencia, mas reconhece que seu coração é de Maria Alice. Tem Laura e Cabral como seus melhores amigos.

Laura (Martha Nowill) – melhor amiga de Paulo e de Cabral. Produtora cultural, decide que quer ser mãe antes dos 40, mas logo percebe que não será fácil encontrar um pai para a criança.

Cabral (Matheus Nachtergaele) – melhor amigo de Paulo e Laura. Filósofo, romântico e sonhador, decidiu apostar em seu grande amor, Glorinha, que agora está casada e morando em Amsterdã. Mora em um sobrado em Santa Teresa e tem um cãozinho chamado Oliveira.

Maria Alice (Sophie Charlotte) – bailarina, rompe o noivado com Leopoldo após conhecer Paulo em uma festa. Vivem um intenso romance, até que ela decide morar na Alemanha. Mantém contato com Paulo por vídeos.

Leopoldo (Ricardo Gelli) – noivo de Maria Alice.

Adriana (Samya Pascotto) – jovem, moderna, questionadora. Vem de uma família culta que ela muito admira. Adriana é uma mulher muito livre, mais livre até que Paulo.

Estela (Fernanda Torres) – mãe de Adriana. Intelectual e amante da arte, está casada há mais de 30 anos com Cândido.

Cândido (Felipe Camargo) – pai de Adriana, marido de Estela. É um engenheiro que tentou ser escritor e virou um filósofo. Tem grande empatia pelo Paulo.

Elisa (Marina  Provenzzano) – moradora de Madureira, conhece Paulo quando Cândido, pai de Adriana, é hospitalizado.

Martinha (Verônica Debom) – é uma viciada em drogas legalizadas. Acredita em orquestrar a própria vida manipulando as reações químicas no seu corpo.

Dionara (Lilia Cabral) – mãe de Paulo e noiva de Evaristo, com quem decide se casar.

Evaristo (Floriano Peixoto) – noivo de Dionara

Clarissa (Maria Mariana) – filha de Evaristo.

Renata (Maria Ribeiro) – arquiteta que trabalha no mesmo escritório que Paulo. Acabam se envolvendo e decidem passar um fim de semana na casa de campo do chefe, na serra.

Rui (Fábio Assunção) – dono do escritório de arquitetura onde trabalham Paulo e Renata. É casado com Pâmela.

Pâmela (Sara Antunes) – mulher do chefe de Paulo e Renata.

Gilda (Mariana Sena) – jovem cantora que sonha em ser famosa. Diz que não tem tempo para romance.

Sara (Maeve Jinkings) – conhece Paulo em um bar, onde recita poesias.

Natália (Natasha Jascalevich) – conhece Paulo na sala de espera da terapeuta. Faz aula de bordado e de trapézio.

Dra Jones (Renata Paschoal) – terapeuta.

Pink (Naruna Costa) atriz, ganha o papel para representar Maria Alice na peça escrita por Paulo.

Glorinha (Priscilla Rozenbaum) – grande amor da vida de Cabral.

Oliveira (Flint) – cachorro de Cabral.

'Todas as Mulheres do Mundo'

  • Quando A partir do dia 23/04
  • Onde Globoplay (o primeiro episódio será exibido na Globo no dia 23, após o BBB 20)
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem