Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Mulheres de 'Star Wars' se despojam do poder e das roupas por amor, mostra pesquisa

'Mulheres não precisam ceder o controle só por se envolverem romanticamente'

A atriz Natalie Portman
A atriz Natalie Portman - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kate Ryan
Nova York

Heroínas dos filmes da saga "Star Wars" se vestem mais despojadamente e se tornam mais frágeis sob a força do amor, segundo um estudo da Universidade Estadual da Flórida divulgado nesta terça-feira (26).

Pesquisa mostra que duas das protagonistas femininas fortes perderam poder quando se apaixonaram. As personagens Padmé Amidala e princesa Leia normalmente usavam mantos e vestidos ornamentados ao proteger impérios, mas abandonavam essas roupas quando apaixonadas, segundo os pesquisadores.

Interpretadas por Natalie Portman e Carrie Fisher, essas duas personagens estão entre as mais populares e conhecidas da franquia criada por George Lucas, que já arrecadou mais de US$ 9 bilhões (R$ 33,8 bilhões).

Um novo filme, "Star Wars: Episódio IX", deve estrear nos cinemas neste ano. Os filmes mostram as duas personagens femininas exibindo menos poder à medida que as tramas abrem espaço para romances, indicou a pesquisa.

A crítica ocorre em meio ao movimento #MeToo, levantado por mulheres de Hollywood que denunciaram abusos e assédio sexual. O movimento passou a encampar exigências mais amplas, que vão de salários iguais a empregos melhores e papéis menos depreciativos para as mulheres.

Para a coautora do estudo publicado na "Fashion and Textiles", Mary King, as mulheres não precisam ceder o controle só por se envolverem romanticamente no cinema ou na vida real. "Os cineastas podem mostrar mulheres como líderes e parceiras românticas simultaneamente", afirmou. "Não temos que ser uma coisa ou outra. [..] Vimos alguma melhoria, mas há muito mais que pode ser feito."

Reuters
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem