Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries

Esboços de roteiro de 'O Mágico de Oz' serão leiloados em Los Angeles

Profiles in History leiloará outros itens também em dezembro

Cena do filme "O Mágico de Oz"
Cena do filme "O Mágico de Oz" - Reprodução
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jill Serjeant
Los Angeles

​Uma coleção de esboços do roteiro de “O Mágico de Oz” e outros materiais dos arquivos do filme de 1939 serão leiloados em dezembro e podem arrecadar até US$ 1,2 milhão (R$ 4,5 milhões). A Profiles in History, casa de leilões de Los Angeles, disse nesta quinta-feira (8) que quatro esboços de roteiro manuscritos de Noel Langley serão postos à venda.

Langley, que morreu em 1980, foi um de cerca de uma dúzia de roteiristas que trabalharam na adaptação cinematográfica do livro infantil de L. Frank Baum, que catapultou Judy Garland à fama e se tornou um clássico duradouro do cinema.

Os três primeiros roteiros originais de Langley, escritos entre 5 de abril e 14 de maio de 1938, serão vendidos juntamente com um quarto esboço, escrito por Florence Ryerson e Edgar Allan Woolf, e um quinto esboço de Langley datado de agosto de 1938.

"É o manuscrito mais importante da história de Hollywood", disse Brian Chanes, responsável pelas consignações da Profiles in History.

Chanes disse que as mais de 150 páginas de notas manuscritas e páginas são "a gênese de 'O Mágico de Oz', documentando seu desenvolvimento e mudanças do primeiro esboço à versão final".

Cerca de 16 fotos de efeitos especiais, incluindo a sequência do tornado que transporta Dorothy do Kansas para a terra encantada de Oz, serão incluídas no lote único. O arquivo está sendo vendido por um colecionador particular anônimo que o comprou anos atrás do falecido colecionador de suvenires Forrest J. Ackerman, de Los Angeles, disse Chanes.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem