Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Folhajus

Casagrande e Globo vencem ação na Justiça contra Maurício Souza por fala homofóbica

Ex-jogador de vôlei e atual deputado federal foi alvo de críticas do comentarista e pedia R$ 5 milhões de indenização

Casagrande vence processo contra Maurício Souza - Globo/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Globo e o comentarista Walter Casagrande venceram uma ação na Justiça que era movida pelo ex-jogador de vôlei e atual deputado federal Maurício Souza (PL-MG). A decisão não cabe mais recurso.

O F5 teve acessos aos autos da ação, que corria no TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais). O processo foi movido por Maurício em setembro de 2022, por conta de críticas realizadas em uma edição do Globo Esporte ocorrida em outubro de 2021.

Na ocasião, Maurício Souza utilizou suas redes sociais para criticar uma nova história do Superman, que revelava que Joe Kent, atual jornalista que vive o super-herói, é bissexual.

"Ah, é só um desenho, não é nada de mais. Vai nessa que você vai ver onde vamos parar…", disse o jogador, criticando a decisão da DC Comics de retratar a diversidade.

O jogador de vôlei recebeu apoio por sua visão, mas também foi amplamente criticado, chegando a ser afastado do clube de vôlei que defendia na época, o Minas.

Casagrande não deixou passar o episódio e rebateu as falas do jogador durante a edição do Globo Esporte. "Eu não me surpreendo em nada, esse cara é homofóbico assumido e clássico. Se você entra em uma sala, tem seis nazistas sentados, você entra e senta, são sete nazistas. Se você defende um homofóbico, você é homofóbico", disparou.

Maurício diz ter ficado ofendido com as falas de Casagrande em uma TV de grande exposição como a Globo. Ele defendia que teve "um dano de difícil reparação e exposição em programa de TV esportivo com grande audiência". Ele pedia direito de resposta, e uma indenização de R$ 5 milhões.

Nas duas instâncias, o TJ-MG entendeu que Casagrande não feriu o direito de liberdade de expressão que existe no Brasil atualmente. Maurício precisará pagar os custos do processo e os honorários.

Procurado pelo F5, Casagrande confirmou a vitória e se disse feliz com o resultado. A equipe do deputado e ex-jogador Maurício Souza não respondeu até a última atualização desta reportagem. A Globo não comenta casos judiciais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem