Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu BBC News Brasil jornalismo

A trajetória de Kate Middleton, a princesa de Gales

Como Kate Middleton, a princesa de Gales, assumiu um papel de destaque na família real britânica.

Kate Middleton se tornou namorada do príncipe William em 2001 - Getty Images
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News

A princesa de Gales, Kate Middleton, passou de uma existência relativamente comum para desempenhar um papel proeminente na família real britânica.

Ela se tornou namorada do príncipe William em 2001. O casal se conheceu enquanto estudava na St. Andrews University, em Fife, onde viviam nas mesmas moradias estudantis.

Seu casamento na Abadia de Westminster, cerca de dez anos depois, em abril de 2011, foi visto na televisão por milhões de pessoas em todo o mundo.

O anúncio em dezembro de 2012 de que o casal estava esperando o primeiro filho - e a subsequente chegada do príncipe George, e depois de sua irmã, a princesa Charlotte - colocou a então duquesa de Cambridge sob os holofotes da mídia como nunca antes.

'Sensata e popular'

Ela cresceu em Bucklebury, em Berkshire, onde seus pais, Michael e Carole Middleton, administravam um negócio de venda por correspondência de brinquedos e jogos para festas infantis em um celeiro reformado perto de sua casa.

A mais velha de três filhos, ela foi educada no exclusivo Marlborough College, em Wiltshire, onde foi descrita como sensata, popular e talentosa, e foi capitã do time de hóquei da escola.

Sua irmã mais nova, Pippa, ganhou destaque desde que foi dama de honra no casamento real. Ela escreveu um livro sobre planejamento de festas e também escreve para revistas.

Seu irmão James fundou várias empresas, incluindo uma fábrica de marshmallows personalizados.

Kate Middleton em foto mais jovem

Catherine conheceu William na Universidade de St. Andrews, e o casal se formou na mesma cerimônia

Depois que se conheceram em St. Andrews, onde Catherine estudou história da arte, o relacionamento do jovem casal aparentemente floresceu durante os fins de semana juntos na propriedade da rainha em Balmoral.

Por um tempo, pelo menos, eles tiveram alguma privacidade garantida, após um acordo firmado entre o palácio e a imprensa enquanto o príncipe William era estudante.

Mas o silêncio da mídia não durou, e Catherine chamou a atenção do público pela primeira vez depois que vários tabloides a retrataram ao lado do príncipe William e do então príncipe Charles na estação de esqui suíça de Klosters, em 2005.

As fotografias foram publicadas apesar dos esforços dos assessores para manter o feriado privado.

O interesse pelos jornais cresceu quando Catherine se formou, mudou-se para Londres e começou a trabalhar como compradora de acessórios para a loja de roupas Jigsaw.

Em outubro de 2005, após a publicação de uma fotografia que a mostrava olhando pela janela de um carro de Londres, seus advogados escreveram aos editores de jornais e revistas pedindo que respeitassem sua privacidade.

The Princess of Wales and Prince of Wales (R)

O casal anunciou seu noivado em 2010

Eles afirmaram que os fotógrafos seguiram Catherine quase todos os dias e as noites desde que ela deixou a universidade.

As especulações sobre um noivado surgiram em fevereiro de 2006, quando foi sugerido que ela receberia sua própria equipe de segurança real.

Em dezembro de 2006, Catherine voltou às manchetes depois que ela e sua mãe compareceram a uma cerimônia na Academia Militar Real de Sandhurst, para assistir ao príncipe William se tornar oficial do Exército.

A ocasião foi notável porque foi a primeira vez que ela foi vista em um evento público de alto nível com a presença da rainha e outros membros da realeza.

Pressão da mídia

Os rumores de um noivado atingiram o auge na época do aniversário de 25 anos de Catherine, em janeiro de 2007, quando a mídia passou a ficar constantemente em frente à sua casa em Chelsea.

Houve comparações inevitáveis com a falecida mãe do príncipe, Diana, que morreu em um acidente de carro em Paris enquanto era perseguida por fotógrafos.

O príncipe William e o príncipe Charles apelaram para que ela fosse deixada em paz, e alguns jornais concordaram em parar de usar fotos dela feitas por paparazzi.

A pressão da mídia aparentemente cobrou seu preço e foi responsabilizada quando o casal se separou em abril de 2007, embora nenhuma declaração oficial tenha sido emitida por nenhum deles.

William e Kate em seu casamento na Abadia de Westminster em abril de 2011

Eles se casaram na Abadia de Westminster em abril de 2011

Relatos de reconciliação foram negados em junho de 2007, com o casal insistindo que eram "apenas bons amigos", depois de serem vistos juntos no show em homenagem a Diana em Wembley.

Eles foram vistos em público em várias ocasiões.

Catherine estava presente quando o príncipe participou de uma cerimônia da Força Aérea em abril de 2008 e em Windsor quando ele se tornou cavaleiro em junho do mesmo ano.

O casal anunciou o noivado em novembro de 2010, e, na época, Catherine disse que entrar para a família real era uma "possibilidade assustadora".

"Espero que eu aceite isso com calma", acrescentou ela.

Trabalho de caridade

A princesa apoia uma série de organizações de caridade por meio de sua própria instituição de caridade, a Fundação Real do Príncipe e da Princesa de Gales.

Em junho de 2021, ela lançou a Fundação Real Centro para a Primeira Infância, uma organização de caridade voltada para a conscientização sobre a importância das experiências na primeira infância.

A princesa também tem grande interesse em aumentar a conscientização sobre a saúde mental e o bem-estar das crianças.

Ela também é patrona da Action on Addiction, East Anglia's Children's Hospices, Art Room, National Portrait Gallery, Place2Be, SportsAid, The 1851 Trust, 100 Women in Hedge Funds e do Museu de História Natural.

Em dezembro de 2012, foi anunciado que a então duquesa de Cambridge estava esperando um bebê, e que Catherine havia sido internada no hospital com enjôo matinal agudo.

Ela ficou vários dias no hospital antes de receber alta, mas sua internação foi prejudicada pelo suicídio da enfermeira Jacintha Saldanha, depois que dois DJs australianos fizeram uma ligação falsa para o hospital.

Prince George and the then Duke and Duchess of Cambridge

O casal comemorou o primeiro aniversário do filho em julho

O príncipe George nasceu em 22 de julho de 2013, pesando 3,8 kg, em uma ala privada do Hospital St. Mary em Paddington, oeste de Londres - onde a princesa Diana deu à luz seus filhos.

O casal passou os primeiros anos de vida de casado em Anglesey, no norte do País de Gales, onde o então duque de Cambridge trabalhou como piloto de buscas e resgates.

Mas, após o anúncio de que o príncipe estava deixando o Exército, o casal deixou a ilha para se instalar no Palácio de Kensington, em Londres.

Eles também têm uma casa em Queen's Sandringham Estate - Anmer Hall.

O príncipe William então trabalhou como piloto de ambulância aérea, voando na East Anglian Air Ambulance, trabalho que iniciou em julho de 2015.

O casal William e Kate com Charlotte e George

A família foi fotografada no jardim do Palácio de Kensington

A segunda gravidez da princesa foi anunciada em setembro de 2014, com a princesa novamente sofrendo de enjoos intensos.

A princesa Charlotte Elizabeth Diana nasceu em 2 de maio de 2015, pesando 3,7kg.

Ela raramente é vista em público, embora fotografias tenham sido divulgadas esporadicamente, incluindo uma em que ela está sentada no colo da bisavó para marcar o 90º aniversário da rainha.

Um terceiro filho, o príncipe Louis Arthur Charles, nasceu no St Mary's Hospital em 23 de abril de 2018.

Em abril de 2016, o príncipe e a princesa fizeram uma viagem oficial ao exterior - uma viagem de sete dias à Índia e ao Butão.

Como parte da visita, eles foram fotografados no banco do Taj Mahal, onde Diana havia sido fotografada 24 anos antes.

The then Duke and Duchess of Cambridge in India

O casal real posou do lado de fora do Taj Mahal como parte de sua viagem pela Índia

O casal também realizou visitas oficiais aos Estados Unidos e ao Canadá em 2011, ao Sudeste Asiático em 2012 para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha, e à costa leste dos Estados Unidos em dezembro de 2014.

Em outubro de 2015, a dupla compareceu ao primeiro banquete oficial desde o casamento. O evento no Palácio de Buckingham foi realizado durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping.

O príncipe e a princesa organizaram então conjuntamente - juntamente com o príncipe Harry - um jantar para o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a sua esposa Michelle, quando eles visitaram o Reino Unido em abril de 2016.

The then Duchess of Cambridge with Chinese President Xi Jinping

A princesa de Gales com o presidente chinês Xi Jinping

Os interesses da princesa incluem mergulho - tornou-se mergulhadora de nível avançado em agosto de 2015 - e fotografia.

A princesa foi escolhida como estrela da capa da edição de junho de 2016 da Vogue britânica, em sua primeira sessão de fotos para uma revista.

Kate foi uma fonte de grande apoio ao príncipe William após a morte de sua avó, a rainha Elizabeth 2ª, em setembro de 2022.

Na sua primeira declaração após a morte da rainha, o príncipe de Gales falou de forma semelhante sobre a "orientação e apoio" que a rainha tinha oferecido anteriormente à princesa Catherine.

O príncipe e a princesa de Gales marcaram o primeiro aniversário da morte da rainha com uma pequena cerimônia religiosa privada em Pembrokeshire, em setembro de 2023.

A princesa de Gales passou 13 dias hospitalizada em janeiro de 2024, após ser submetida a uma cirurgia abdominal.

O palácio de Kensington disse que o procedimento foi planejado e bem-sucedido, mas a princesa não retomou seus deveres reais.

Em 22 de março, a princesa Kate fez um anúncio público de que os testes realizados após a operação revelaram a presença de câncer.

Desde então, a princesa está passando por um tratamento de quimioterapia preventiva.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem