Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Rita Lee, Glória Maria, Tina Turner, Matthew Perry: relembre quem nos deixou em 2023

Ano trouxe grandes perdas para o mundo das celebridades, no Brasil e no exterior

Glória Maria, Rita Lee, Tina Turner e Matthew Perry - Folhapress/Reuters/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Este 2023 que está acabando foi um ano que machucou nossos corações. Foram muitas perdas, tivemos que nos despedir de personalidades importantes, queridas e amadas, de várias áreas. Não foi fácil.

Ainda não era nem Carnaval quando Glória Maria nos deixou. Mãe de Maria, 15, e Laura, 14, a jornalista enfrentou um câncer de pulmão, e morreu em 2 de fevereiro, deixando o Brasil inteiro de luto. Em 8 de maio, outro baque: à rainha do telejornalismo brasileira se juntou a Rainha do Rock, Rita Lee, também vítima de um tumor, este apelidado de 'Jair" (por que será?), numa tirada que é a prova de que o sarcasmo e o bom humor a acompanharam até o fim.

Nos meses que antecederam sua morte, fãs a acompanharam pelos posts amorosos de Roberto de Carvalho no Instagram, que continuou a homenagear a esposa após a sua morte. Mensagens apaixonadas eram postadas dia após dia por seus fiéis admiradores. Rita foi velada no Planetário do Ibirapuera, cercada de amigos e família e sem políticos, assim como queria.

O Brasil e o mundo perderam ainda a figura poderosa de Tina Turner em 24 de maio, aos 83 anos, e a carismática "vovó" Palmirinha, aos 91, abrindo uma lacuna impossível de ser preenchida na história da gastronomia nacional.

Foram-se também duas figuras de fundamental importância na cultura nacional: Aracy Balabanian, atriz que marcou o drama e o humor brasileiro, aos 83 anos, e Léa Garcia, ícone de "Orfeu Negro", longa de Marcel Camus, inspirado na peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, que levou o Oscar de filme estrangeiro em 1959. A atriz morreu aos 90 anos, prestes a ser homenageada no Festival de Gramado, pelo conjunto de sua obra.

No final de outubro, Matthew Perry deixou os fãs de "Friends" dilacerados após sua morte repentina, aos 54 anos. A lista, infelizmente, é longa. Mas as lembranças são felizes. Relembre outras personalidades que nos deixaram ao longo de 2023 na galeria acima.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem