Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Antonio Fagundes faz piada sobre exame de próstata em vídeo do Porta dos Fundos; assista

Esquete mescla brincadeiras com informações sobre o Novembro Azul

Antonio Fagundes faz piadas sobre Novembro Azul em vídeo do Porta dos Fundos
Antonio Fagundes faz piadas sobre Novembro Azul em vídeo do Porta dos Fundos - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mais recente vídeo de humor do Porta dos Fundos tem o ex-ator da Globo Antonio Fagundes, 74, como protagonista. No esquete, o ator deixa a seriedade de lado e revela sua veia cômica ao falar sobre o Novembro Azul e a importância do exame de toque para diagnóstico de câncer de próstata, mas de um jeito inusitado.

Em pouco mais de quatro minutos de um vídeo que mescla informações sérias com piadas, Fagundes brinca com o fato de muitos homens ainda terem preconceito com o fato de ir ao médico após os 40 anos.

"Você me conhece das novelas, mas hoje estou aqui para falar de um assunto sério. Você sabia que a cada 38 minutos morre alguém por câncer de próstata?", começa ele no vídeo antes de iniciar uma série de piadas sobre a região anal masculina.

"A pergunta que fica é: Quando é que você vai liberar esse cu? Colocar o cuzinho para jogo é a melhor forma de se prevenir contra essa doença que é responsável por 28% das mortes quando se trata de neoplasias malignas", emenda.

Em outro trecho, Fagundes conversa com um personagem médico e cita uma série de apelidos para a região íntima (veja o vídeo abaixo).

É IMPORTANTE FAZER O EXAME

Com a estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) de quase 72 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano para o triênio 2023-2025, é de se esperar que as orientações de especialistas sejam as mesmas que para outros tipos de tumores: quanto antes a detecção, maiores as chances de tratamento e, possivelmente, cura.

m geral, na fase inicial o câncer de próstata é assintomático e não altera a vida do paciente. Já na fase avançada, ele pode causar dores, vontade de urinar o tempo todo, inclusive à noite (chamado de nictúria), sangue ao urinar e disfunção erétil.

Os fatores de risco associados ao câncer de próstata são, em primeiro lugar, a idade, seguida de histórico familiar, tabagismo, sobrepeso e obesidade.

Além do exame de toque retal, a detecção de câncer de próstata é dada por alterações no chamado PSA livre (antígeno prostático específico).

egundo o ministério da Saúde, embora seja importante o diagnóstico precoce para detecção do câncer em estágios iniciais, revisões sistemáticas recentes (estudos que sintetizam o conhecimento produzido até então e apresentam novos dados ou interpretação de um assunto) identificaram que o rastreio aumenta significativamente o número de novos casos, mas sem redução significativa da mortalidade.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem