Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Influenciador Andrew Tate é indiciado na Romênia por tráfico de mulheres

Ex-atleta está em prisão domiciliar enquanto aguarda o fim das investigações sobre abusos cometidos contra sete mulheres

Andrew Tate é indiciado pela polícia da Romênia por tráfico humano, estupro e por explorar sexualmente de uma mulher - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luiza Ilie
Reuters

Promotores romenos acusaram nesta terça-feira (20) o influenciador de mídia social americano-britânico Andrew Tate, por tráfico humano, estupro e formação de uma gangue para explorar sexualmente mulheres. Ele ganhou milhões de fãs ao promover um estilo de vida ultramasculino.

Tate foi indiciado com seu irmão Tristan e duas romenas também suspeitas. Eles estão em prisão domiciliar aguardando uma investigação sobre abusos contra sete mulheres que, segundo os promotores, foram atraídas por falsas alegações de relacionamentos. Os suspeitos negaram as acusações.

Os irmãos Tate, ambos ex-kickboxers, são os suspeitos de maior destaque que enfrentam julgamento por tráfico humano na Romênia.

Andrew Tate, que se autodenomina misógino, aumentou seus seguidores, principalmente homens jovens, construindo uma imagem luxuosa e hipermachista de dirigir carros velozes e namorar mulheres bonitas.

Os quatro suspeitos foram mantidos sob custódia policial de 29 de dezembro a 31 de março, antes que um tribunal de Bucareste os colocasse em prisão domiciliar. Os promotores tentam prorrogar.

Um juiz decidirá na quarta-feira (21) se prolonga a detenção por 30 dias ou a substitui por uma medida mais leve.

Andrew Tate, 36, também foi acusado de estuprar uma das vítimas, enquanto Tristan, 34, foi acusado de instigar outras pessoas à violência, de acordo com os promotores.

"Nós abraçamos a oportunidade (um julgamento) apresentada para demonstrar sua inocência e reivindicar sua reputação", disse um porta-voz da equipe jurídica dos irmãos. O julgamento não começará imediatamente.

De acordo com a lei romena, o caso é enviado à câmara preliminar do tribunal de Bucareste, onde um juiz tem 60 dias para inspecionar os arquivos do caso a fim de garantir a legalidade.

O tráfico de adultos acarreta uma pena de prisão de até 10 anos, assim como o estupro.

Os promotores também disseram que estão investigando os quatro suspeitos em um caso separado em andamento sobre alegações de lavagem de dinheiro, adulteração de testemunhas e tráfico de crianças e adultos.

'ROUBANDO MINHA RIQUEZA'

A acusação também buscou o confisco de bens, relógios de luxo, dinheiro e criptomoedas apreendidos pelos promotores durante a investigação.

"Tenho certeza de que este caso não tem absolutamente nada a ver com o roubo de minha riqueza", tuitou Andrew Tate sarcasticamente.

Em 2022, ele foi a oitava pessoa mais pesquisada no Google no mundo, perdendo apenas para figuras como Johnny Depp, Will Smith e Vladimir Putin.

No passado, Tate comparou mulheres a cachorros e disse que elas têm alguma responsabilidade por seu estupro. Ele disse que se mudou para a Romênia depois de ser investigado no Reino Unido por acusações de agressão sexual, que acabaram sendo retiradas.

No podcast Fresh&Fit no ano passado, ele disse que começou a ganhar dinheiro convencendo várias namoradas a fazer um videochat e dividir os lucros quando ele morava em Londres.

Os promotores romenos disseram que os irmãos Tate recrutaram suas vítimas seduzindo-as e alegando falsamente que queriam um relacionamento ou casamento.

As vítimas foram levadas para propriedades fora da capital, Bucareste, e por meio de violência física e intimidação mental foram exploradas sexualmente, sendo forçadas a produzir conteúdo pornográfico para sites de mídia social que geraram grandes ganhos financeiros, disseram os promotores.

O caso será um teste para a Unidade de Anticrime Organizado da Romênia, que no ano passado investigou 458 novos casos de tráfico e condenou 138 traficantes sexuais e trabalhistas, de acordo com um relatório anual sobre tráfico do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O relatório observou uma desaceleração no ritmo da acusação e uma cumplicidade oficial persistente e de baixo escalão em crimes de tráfico.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem