Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Camilla usará a coroa da rainha Mary em sua coroação em maio

Ideia é evitar uso de uma coroa com o disputado Koh-i-Noor de 105 quilates

Rainha Camilla - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres
Reuters

Camilla, esposa do rei Charles da Grã-Bretanha, usará a coroa da rainha Mary em sua coroação em maio, disse o Palácio de Buckingham, evitando o uso de uma coroa com o disputado Koh-i-Noor de 105 quilates de diamante que a Índia exigiu ser devolvido.

O Koh-i-Noor, um dos maiores diamantes lapidados do mundo, foi retirado da Índia pela Companhia das Índias Orientais durante a era colonial e apresentado à Rainha Vitória. É colocado em uma coroa usada pela última vez pela avó de Charles durante sua coroação.

O Paquistão, parte da Índia governada pelos britânicos e o Afeganistão também reivindicaram sua propriedade desde a independência da Índia em 1947.

Imagem da coroa que deverá ser usada por Camilla - Reuters

Camilla usará a coroa Queen Mary, encomendada e usada pela consorte do rei George V para a coroação de 1911. Algumas mudanças serão feitas, disse o palácio, para inserir joias exclusivas para a ocasião e refletir seu próprio estilo.

"A escolha da Coroa da Rainha Maria por Sua Majestade é a primeira vez na história recente que uma coroa existente será usada para a coroação de um consorte, em vez de uma nova comissão ser feita, no interesse da sustentabilidade e eficiência", disse o Palácio de Buckingham em um comunicado.

Charles tornou-se automaticamente rei de 15 reinos, incluindo Canadá, Nova Zelândia e Austrália, com a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, em setembro, mas a coroação oficial dele e da rainha consorte Camilla acontecerá em 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres.

A coroa do Queen Mary será redefinida com os diamantes Cullinan III, IV e V, em homenagem à falecida rainha Elizabeth, disse o palácio. Os diamantes faziam parte de sua coleção pessoal e costumavam ser usados por ela como broches.

Quatro dos oito arcos destacáveis da coroa também serão removidos, informou o palácio. A coroa foi retirada de exibição na Torre de Londres para as reformas a serem realizadas.

A última vez que a coroa de uma rainha consorte foi reutilizada foi no século 18.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem