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Celebridades
Descrição de chapéu Aeroin

Roberto Carlos terá novo jatinho de R$ 158 milhões

Empresa do 'rei' solicitou uma reserva de marcas junto à ANAC

Roberto Carlos em seu especial de fim de ano na Globo
Roberto Carlos em seu especial de fim de ano na Globo - Paulo Belote/Globo
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Carlos Ferreira
Aeroin

O cantor Roberto Carlos deverá ter um novo avião em breve, já que sua empresa, a Natureza Produções Artísticas e Publicidade, solicitou uma reserva de marcas junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para uma aeronave do modelo Gulfstream G550 (GV-SP). O novo jato, que ainda não tem uma data para chegar ao Brasil, terá a matrícula PS-CRC.

A exemplo de aeronaves anteriores do cantor, a matrícula permanece similar. Vários anos atrás, o "rei" costumava voar a bordo de um Learjet 45 de marca PP-CRC e, mais recentemente, vai a seus compromissos em um Gulfstream G280 de apenas oito anos de idade e registro PR-CRC.

Apesar do G280 do cantor ser novo e ter uma autonomia relativamente boa, de cerca de 6.700 quilômetros, ele poderá chegar ainda mais longe e sem escalas com o G550. Isso porque o jato maior tem um alcance de aproximadamente 12.500 quilômetros, podendo voar do Brasil para qualquer lugar dos Estados Unidos e da Europa.

Para citar um exemplo, no mês de maio, Roberto Carlos fez uma turnê pelos Estados Unidos, que começou na Flórida. Para chegar lá, ele decolou do Rio de Janeiro e fez uma escala em Manaus. Se já tivesse o G550, a escala na capital do Amazonas não seria necessária.

Recentemente, o cantor completou 81 anos e não poderia haver um presente melhor para se dar.

UM JATO DE SUCESSO

O G550 é considerado um jato executivo pesado e de longo alcance, que recebeu seu certificado tipo da FAA em 2003. Mais de 600 unidades foram produzidas, incluindo o Gulfstream G500, que tem menor capacidade de combustível e alcance reduzido. O G550 substituiu o Gulfstream V e melhorou sua aerodinâmica, levando a um maior alcance e eficiência de combustível. É o modelo de maior sucesso na história da Gulfstream até hoje.

Dependendo de sua configuração, o G550 pode transportar até 19 passageiros. Há opções para ter até quatro áreas de estar distintas, incluindo uma área de descanso da tripulação dedicada, uma cabine privada, área de conferência e espaço de entretenimento.

A cabine tem 14 janelas ovais exclusivas da Gulfstream, proporcionando muita luz natural ao longo de seus 13,39 m de comprimento, e a pressurização da cabine de baixa altitude ajuda a manter os passageiros confortáveis durante as longas viagens. O avião pode manter a pressão do nível do mar a 29.000 pés de altitude e, acima disso, mantém uma pressão de 1.800 metros.

Com uma velocidade máxima de mach 0,885, o G550 estabeleceu mais de 50 recordes de velocidade em pares de cidades. O avião é alimentado por dois motores Rolls-Royce BR710 C4-11, enquanto o cockpit possui uma cabine de comando PlaneView com Head-Up Display (HUD) e Enhanced Vision System (EVS) para melhorar a consciência situacional do piloto.

Jatinho do tipo Gulfstream G550
Jatinho do tipo Gulfstream G550 - Wo st 01/Wikimedia Commons

QUANTO CUSTA

Os preços dos G550 usados ​​variam de acordo com o total de horas de fuselagem e motor, manutenção e condição geral. O G550 teve sua última unidade produzida em 2021 e o preço de tabela de um avião mais novo é de cerca de US$ 50 milhões, dependendo da configuração. Os preços médios de venda para um avião construído em 2005-2006 estão na faixa de US$ 12 milhões a US$ 18 milhões (de R$ 57 milhões a R$ 86 milhões, no câmbio atual).

Modelos mais novos com 5 a 6 anos, geralmente custam entre US$ 28 milhões e US$ 33 milhões (R$ 133 milhões a R$ 158 milhões), segundo pesquisa em sites de compra e venda de aeronaves. Esse valor médio foi o considerado na análise do Aeroin.

Os custos, no entanto, vão além da aquisição, pois é necessário ter a aeronave com manutenção em dia, contratar e treinar pilotos e equipe de apoio, guardá-lo num hangar confiável, combustível, entre outros. Calcula-se que um G550 custe cerca de US$ 3 mil (R$ 14 mil) por hora de voo.

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