Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Baile da Vogue: Babu diz que vitória de Arthur no BBB 'é a cara do Brasil atual'

'Branco, bonitinho e de classe média', afirmou o ator ao avaliar o colega

Babu Santana vai de Zé Pelintra ao evento no Copacabana Palace
Babu Santana vai de Zé Pelintra ao evento no Copacabana Palace - Webert Belicio - 29.abr.22/ Agnews
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Na hora de escolher sua fantasia para o Baile da Vogue, o ator Babu Santana nem pensou duas vezes: lançou um figurino de Zé Pelintra para ir ao evento, que aconteceu nesta sexta-feira (29), no Copacabana Palace, e teve como tema "Brasilidade Fantástica".

Zé Pelintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na Umbanda, considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas. "Tudo a ver comigo", explicou. "É a malandragem no high society carioca", disse, em tom de brincadeira —mas em um discurso que, ele sabe, estava recheado de verdade.

Apesar de ser uma estrela do cinema brasileiro, com elogiadas atuações em filmes como "Cidade de Deus", "Tim Maia" e "Estômago", Babu não conhecia o Copacabana Palace, cenário de retumbantes festas da cidade do Rio, muitas delas ligadas ao audiovisual, diga-se de passagem.

"Passei muitos anos na porta, nunca entrei", disse o ex-BBB, principal porta-voz de temas racistas na versão do programa exibida em 2020. Ele usou o adjetivo "maravilhoso" para definir a sensação de enfim ser um dos "very important person" do Copacabana Palace, mas disse saber que "ainda falta muito" para os negros se sentirem à vontade em ambientes onde são maioria somente entre os funcionários.

"Pertencimento é uma palavra forte, isso aqui nunca vai ser tranquilo para mim", disse, afastando a possibilidade de estar se sentindo inseguro. "Não é isso", rebateu. "Mas se fosse um samba ou um pagode, eu estaria mais à vontade". A questão sobre "como se sentia ali" foi recorrente entre os jornalistas que o abordaram.

Perguntado sobre a edição do BBB que acabou de terminar e teve Arthur Aguiar como vencedor, Babu —sobrevivente de 10 paredões há dois anos, quando ficou em quarto lugar— disse que a vitória de um homem "branco, bonitinho e de classe média" é a cara do Brasil atual. "Não tenho nada contra o Arthur, mas ele representa uma narrativa de séculos."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem