Celebridades

Isaac Bardavid, dublador de Wolverine e Esqueleto, morre aos 90 anos

Ele estava internado em estado grave para tratar um enfisema pulmonar

Dblador Isaac Bardavid, famoso por dar voz aos personagens Wolverine e Esqueleto
Dublador Isaac Bardavid, famoso por dar voz aos personagens Wolverine e Esqueleto - Reprodução @isaacbardavid
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator e dublador Isaac Bardavid, famoso por dar voz a personagens como Wolverine e Esqueleto, morreu nesta terça-feira (1º), aos 90 anos. A morte foi confirmada pelo filho do dublador, João Bardavid, que compartilhou uma foto e uma mensagem nas redes sociais.

"90 anos, 11 meses e 19 dias. Se bem conheço o coroa, ele diria assim: ‘Toma tenência na vida meu filho’. É com essa frase que escrevo que nosso querido ator, dublador, escritor, esposo, pai, vô, bisavô e amigo, hoje partiu para um plano espiritual", escreveu o filho do dublador.

Bardavid estava internado em estado grave para tratar complicações relacionadas a uma enfisema pulmonar. Em publicações anteriores na rede social, o filho do dublador disse que o pai sempre teve doença pulmonar crônica.

Segundo João, o pulmão do dublador parou de oxigenar o corpo, mesmo entubado. "O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado", escreveu o filho.

João escreveu que o pai sempre fazia os outros sorrirem com piadas e estava feliz. Segundo ele, Bardavid já se perguntava há algum tempo o porquê de ainda estar vivo, pois perdeu muitos amigos dubladores nesta pandemia. "Ele ficava cada vez mais triste e sem entender como as pessoas jovens estavam indo tão antes dele."

O filho destacou que o dublador se foi, mas seus trabalhos ficam. "Sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura também pode tê-lo com seus livros. O segundo livro dele está para ser finalizado agora em fevereiro. É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto."

João contou que o livro era o projeto preferido do pai e que não se metia nas escolhas dele, mas agora vai ter que tomar decisões. "Irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês."

Em 2017, o ator Hugh Jackman, intérprete do herói Wolverine, visitou o dublador em sua passagem por São Paulo. Ele publicou um vídeo com o dublador do Wolverine. "[Ele] é tão bom", disse Hugh sobre o brasileiro.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem