Celebridades

Batoré, ator e humorista que fez fama em A Praça É Nossa, morre em SP

Ele vinha tratando de um câncer e estava internado na UPA de Pirituba

Batoré durante evento de lançamento de 'Velho Chico' - Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu nesta segunda-feira (10) o ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, mais conhecido como Batoré. Ele tinha 61 anos e estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, na zona norte de São Paulo.

A morte foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sem dar detalhes sobre a causa. "Os devidos esclarecimentos médicos foram repassados à família", diz o órgão em nota.

Apesar de estar em tratamento contra um câncer, a equipe de Batoré diz que ele estava bem e continuava tocando suas atividades profissionais normalmente até a última sexta-feira (7). No Instagram, ele comemorou no domingo (9) o fato de ter alcançado mais de 122 mil seguidores —até a última atualização deste texto, já passam de 123 mil.

Batoré era pernambucano de Serra Talhada, mas se mudou com a família para São Paulo ainda criança. Ele ficou conhecido na década de 1990 ao integrar o humorístico "A Praça É Nossa", no SBT. No programa, ele começou no final dos anos 1980 como garçom do bar lateral que compunha o cenário do humorístico.

Em 1993, ele apresentou o personagem que o faria famoso para Carlos Alberto de Nóbrega e ​acabou ficando no elenco principal do programa por 16 anos. Em 2003, foi demitido e acabou passando 13 anos sem falar com o antigo chefe e amigo.

Os dois se reconciliaram quando, em 2016, Batoré foi contratado pela Globo para interpretar o delegado Queiroz na novela "Velho Chico". Na trama, o personagem foi promovido a secretário de segurança. Depois, ele ainda participou na emissora da série "Cine Holliúdy", como o governador Pimpo.

O último trabalho dele na TV foi em 2021 na série "Os Exterminadores do Além", ao lado de Danilo Gentili, no SBT. A emissora de Silvio Santos divulgou uma nota de pesar sobre a morte do humorista (leia a íntegra abaixo) solidarizando-se com a família, com os colegas e amigos e com os fãs dele.

Além de ator e humorista, Batoré também se envolveu com política. Em 2008, foi eleito vereador pelo município de Mauá (SP) pelo PP (atual Progressistas). Ele foi reeleito em 2012, mas acabou afastado do cargo porque a justiça eleitoral considerou que houve infidelidade partidária após ele se transferir para o PRB (atual Republicanos).

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR DO SBT

"É com profundo pesar que o SBT lamenta o falecimento de Ivan Gomes, o Batoré, nesta segunda-feira (10), em decorrência de complicações causadas por um câncer. Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento de Pirituba, zona oeste de São Paulo.

Pernambucano da cidade de Serra Talhada, Ivan sonhava em ser jogador de futebol, mas a veia cômica falou mais alto e com o talento nato, fazia sucesso em pequenas apresentações na cidade de São Paulo.

A oportunidade na televisão veio com um número criado por ele: "Gol em Câmera Lenta", que apresentou nos programas Viva a Noite e Show de Calouros. Logo, encontrou uma oportunidade para fazer figuração em A Praça é Nossa, no final dos anos 80, como o garçom do bar lateral que compunha o cenário do humorístico.

Em 1993, mostrou para Carlos Alberto de Nóbrega um personagem criado por ele, o Batoré, um singelo e pacato sertanejo, que contava causos de sua vida em São Paulo, com sua peculiar camisa florida, o tênis azul e cabelos bem penteados. O bordão "ah para, ô" exaltava o momento mais divertido de suas histórias.

O sucesso veio a partir das primeiras aparições, e quase 30 anos depois, continuava em alta fazendo shows e participações em todo o país. O personagem também gravou um disco com a música-tema: 'Você Pensa que é Bonito ser Feio?'.

Como ator, Ivan também esteve na primeira temporada de Cine Hólliudy e na novela Velho Chico, ambas da TV Globo, fez humorísticos na RecordTV e participou da série Os Exterminadores do Além, ao lado de Danilo Gentili, veiculado pelo SBT em 2021, tendo sido este seu último trabalho na TV.

O SBT se solidariza com a família de Ivan, que deixa os filhos Ivann e Alexandra, com todo o público que sempre aplaudiu Batoré, e com seus colegas e amigos de A Praça é Nossa, e pede a Deus que os conforte neste momento difícil."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem