Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Paul Newman vai finalmente contar sua história, 13 anos após sua morte

Gravações feitas pelo ator vão virar livro de memórias em 2022

Paul Newman Knopf/ The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elizabeth A. Harris
The New York Times

Décadas atrás, o ator e filantropo Paul Newman (1925-2008), frustrado com as numerosas biografias não autorizadas sobre ele e com a cobertura jornalística sobre sua vida, decidiu registrar sua história, gravando fitas cujas transcrições passaram anos esquecidas na lavandeira do porão de sua casa em Connecticut.

Agora, a família de Newman decidiu transformar essas transcrições em um livro de memórias, que será publicado pela editora Knopf no final do ano que vem. "O que ele gravou, ou seja, em essência o que ele escreveu, é extremamente honesto e revelador", disse Peter Gethers, editor na Knopf que responderá pela edição do livro, cujo título ainda não foi decidido.

"As gravações revelam o arco extraordinário de sua história, no começo a de um sujeito que tinha muitos, muitos defeitos, em sua juventude, mas que terminou se transformando no Paul Newman que todos queremos que ele tenha sido".

Newman, conhecido pelos olhos azuis e por uma carreira cinematográfica que durou 50 anos e abarcou filmes como "Butch Cassidy" (1969), "O Indomado" (1963) e "Rebeldia Indomável" (1967), morreu em 2008, aos 83 anos.

A ideia do livro surgiu mais de 30 anos atrás, como um projeto de história oral organizado por um dos melhores amigos de Newman, o roteirista Stewart Stern, que escreveu "Rachel, Rachel" (1968), um filme dirigido por Newman e estrelado por sua mulher, Joanne Woodward.

Stern passou anos entrevistando pessoas de todas as áreas da vida de Newman, entre as quais seus filhos, sua ex-mulher, Jacqueline Witte, amigos próximos e atores e diretores que trabalharam com ele. Isso resultou em milhares de páginas de gravações transcritas e convenceu Newman de que seria interessante contar seu lado da história.

Stern propôs uma longa lista de perguntas, disse Gethers, e ele e o ator criaram gravações que são uma mistura de entrevista e de Newman falando sobre suas recordações sem interferência de um entrevistador.

As gravações foram concluídas 10 anos antes da morte do ator e descrevem os anos iniciais de sua vida, o que inclui o relacionamento difícil que ele tinha com seus pais, seus problemas de alcoolismo, suas deficiências como marido em seu primeiro casamento e suas falhas como pai.

Elas também tratam com franqueza do pesar que ele sentiu com a morte de seu filho Scott, aos 28 anos, vítima de uma overdose de álcool e drogas.

O livro também trata da insegurança que Newman sentia em seus anos iniciais de trabalho como ator, e fala da inveja que ele sentia de colegas como James Dean e Marlon Brando, na época em que os três trabalhavam em Hollywood.

"Ele conta que a mãe dele não o via muito como uma pessoa de carne e osso, mas sim como um objeto decorativo", disse Gethers. "Newman conta que, se ele não tivesse sido uma criança bonita, ela jamais teria prestado atenção a ele, de jeito nenhum. É uma coisa devastadora de se ler, e claramente influenciou sua vida e a insegurança que ele sentia com relação a ser ator".

As memórias também vão tratar do casamento de Newman e Woodward, que Gethers descreve como "notavelmente amoroso, afetuoso e sexy", e de sua carreira no cinema e como piloto de corridas.

O livro foi adquirido pela editora em um leilão promovido no segundo trimestre deste ano, disse Gethers. Cerca de 80% do conteúdo consistirá das recordações de Newman, e o restante será coberto pelas gravações feitas por Stern com as pessoas próximas do ator. O volume incluirá fotos de família que até agora nunca foram publicadas.

As transcrições foram entregues à editora Knopf, que foi encarregada de transformá-las em livro. (Depois que a editora adquiriu os direitos de publicação, outras transcrições foram localizadas, em uma caixa de depósito bancário, identificadas com a etiqueta PLN/HISTÓRIA, disse Gethers.)

Stern morreu em 2015, e por isso as filhas de Newman estão participando do projeto de edição, desempenhando o papel que um autor realizaria quanto a aprovar mudanças e versões preliminares.

Gethers é autor de 13 livros e de diversos roteiros para o cinema, e trabalhou como produtor de filmes e programas de televisão. Ele disse que, ao cortejar a família de Newman como parte do processo de leilão, lhes contou que o pai dele, roteirista e produtor de TV, escreveu um dos primeiros papéis importantes do ator, em uma série de TV chamada "Rag Jungle", de 1956.

Gethers também mencionou que tinha dois gatos cujos nomes remetem a papéis interpretados por Newman: Harper e Hud.

Traduzido originalmente do inglês por Paulo Migliacci. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem