Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Fagner se livra de processo por plágio após 20 anos

Filhos do maestro Hekel Tavares acusavam artista de copiar 'Você'

Raimundo Fagner na festa de São João em Caruaru - Allison Lima/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Raimundo Fagner, 71, conseguiu se ver livre de um processo que já o acompanhava havia 20 anos. Os filhos do maestro Hekel Tavares (1886-1969) moviam na 12ª Vara Cível do Rio de Janeiro um processo contra o cantor acusando-o de plágio da canção “Você”. A música teria sido lançada em um LP seu em 1973 com o nome “Penas do Tiê”.

Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) avaliou o caso e entendeu que ele havia prescrito. Os autores da ação terão de pagar, na primeira instância, cerca de R$ 7.500 para o tribunal referente às custas e aos honorários advocatícios. As informações são do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Fagner gravou a canção no disco “Manera Frufru Manera”, de 1973. Na época, ele dizia que havia recolhido a música do folclore cearense, o que foi debatido pelos filhos de Tavares. O álbum foi reeditado pela Sony Music no ano de 1999.

Os filhos de Heckel Tavares, à época, afirmaram que queriam uma indenização de R$ 2 milhões de Fagner pelo que diziam ser um plágio da música de seu pai. Procurado, Fagner não respondeu às solicitações. Os filhos de Heckel não foram localizados.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem