Celebridades

Professora que atualizava diário para mostrar ao irmão em coma perde o ente querido

Itamar Bopp era irmão de Bettina e tio da atriz Maria Bopp

Bettina Bopp criou o blog Pra Quando Voce Acordar, um diario virtual que escrevia para o irmão em coma - Marcus Leoni/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Itamar Bopp, irmão da blogueira Bettina Bopp, 55, morreu nesta terça-feira (8). Ele estava em coma por 15 anos.

Justamente por isso que ela passou os últimos seis anos escrevendo cartas e uma espécie de diário para atualizar as informações para o dia que ele acordasse.

Desde 2014, a professora paulistana assina o blog Pra Quando Você Acordar, um diário virtual que tenta ocupar a ausência imposta por um infarto, seguido de parada cardíaca, que fez o vendedor aos 41 anos cair em um “sono persistente” em setembro de 2005.

Escrever sobre a rotina e os sentimentos que gostaria de compartilhar com Ita, como ele é chamado pelos parentes, é uma forma de Bettina “organizar o caos”.

Mas nesta terça (8) ele morreu. Bettina se pronunciou no Instagram. “Queridas e queridos, hoje o Ita acordou num dia de sol, em um céu azul, e achou que estava de bom tamanho demorar 15 anos para a gente aprender a se despedir dele. Quem mandou ser tão importante. Em outros mundos, nas nuvens de Vênus, nos anéis de Saturno, no minúsculo Plutão, ele agora olha por nós.”

A atriz e blogueira Maria Bopp, 29, era sobrinha dele. Em postagem nas redes sociais, fez um desabafo sobre todo o drama sentido pela família por ver o ente querido em coma por 15 anos.

“Ontem ele decidiu que era hora de ir embora. Má, eu só posso te agradecer. Aos quatorze anos, quando você dormiu, vivi um big-bang de dores muito adultas, mas que fizeram eu ser quem eu sou hoje. Graças a você, aprendi que tem coisas na vida que estão fora do nosso controle. Vivi meu primeiro luto (ainda que de mãos dadas com a fé). Reconheci também quando é hora da esperança”, disse ela.

Em outro trecho do depoimento, deixou claro que a ausência física não significa o fim. “Mesmo em coma, você esteve muito vivo e assim permanecerá. Milhares de pessoas acompanharam o blog da minha mãe e assim compartilharam sua história e conheceram tudo aquilo que fez você ser você”, publicou.

Paulistana de 29 anos, Maria Bopp é atriz. Foi protagonista da série "Me Chama de Bruna" (Fox) por quatro temporadas dando vida na TV à prostituta Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha, que no cinema foi interpretada por Deborah Secco, 40.

Mas, além de atriz, ela resolveu, nos últimos meses, se tornar também a Blogueirinha do Fim do Mundo. Com sorriso largo e língua afiada, ela usa tutoriais de maquiagem e dicas de roupas para criticar o governo de Jair Bolsonaro e cobrar respostas pela morte de Marielle Franco (PSOL), por exemplo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem