Celebridades

Emicida explica por que não estará em protesto antirracista: 'Precisa base e projeto'

Rapper destaca que aglomerações devem ser evitadas devido a pandemia do coronavírus

O rapper Emicida concede entrevista à revista GQ Brasil de março de 2020 (EXCLUSIVO MÔNICA BERGAMO/Caroline Lima)
O rapper Emicida explica por qual razão não irá a protesto - Caroline Lima
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Emicida, 34, usou seu Twitter para explicar porque não comparecerá ao protesto antirracista previsto para acontecer em São Paulo neste domingo (7). O rapper publicou um vídeo de cerca de sete minutos no qual fala, entre outras coisas, no risco que os manifestantes correm de serem contaminados pelo coronavírus, já que estarão aglomerados e que quem mais sofre com os problemas sociais é a população negra.

"Se vocês derem uma busca, verão que um monte de infectologista e epidemiologista sérios estão chamando isso de genocídio. Aguarda-se um crescimento de 150% [de novos casos] nos próximos dias", iniciou o rapper. "A irresponsabilidade e irracionalidade de quem tinha que conduzir esse país para um lugar melhor ainda vai matar muita gente", completou.

O artista salientou também que por mais legítimos que sejam os motivos não vale a pena colocar não só a própria vida em risco, mas daqueles que se ama e também das comunidades em que muitos desses manifestantes vivem. "Olha para a realidade, está morrendo um brasileiro por minuto e estamos falando só de Covid-19. A tendência é aumentar por conta da irresponsabilidade desse monte de verme".

Ele destacou ainda que os manifestantes não têm organização suficiente para isso. "Manifestação não é micareta. Quem acha que a estrutura do Brasil vai ser desligada como se fosse um interruptor está viajando na maionese. Precisa de construção, base, projeto, uma coalizão em torno de algo". Emicida foi além e lançou um questionamento para aqueles que como ele, "estão legitimamente frustrados": "Qual nosso potencial de organização hoje para barrar infiltrados"?

O rapper destacou que seu "coração estava em frangalhos" por tudo que estava acontecendo no Brasil e fora dele, mas diz que é o momento de agir com a razão. "Não cheguei aqui porque agi na emoção, e não vai ser agora que vou começar a fazer isso, principalmente nesse contexto. Estrategicamente falando, a instabilidade está sendo ajustada para justificar uma pá [várias] de atitude arbitrária. Se a gente entrar na dança dos caras, sabemos quem vai sofrer. Infelizmente não estamos com preparo algum", lamentou.

Quase no fim do vídeo, Emicida mandou um recado diretamente à população negra, que vive na pele o racismo. "A indignação e a insatisfação são legítimas, mas olha o contexto atual e o histórico do país em que você vive. Se olhar esses dois e isso ainda não te disser nada, só lembra da sua cor", salientou.

O artista concluiu sua argumentação dizendo que a indignação não deve ser ignorada, mas que é o momento de ser inteligente, estratégico e se cuidar. "Tudo que esses vermes querem é uma faísca para rasgar de vez o tecido social dessa p**** e justificar uma ruptura agressiva e violenta, que vocês sabem em cima de quem vai primeiro. Infelizmente, não estamos com preparo nenhum, organização nenhuma. Tudo que esse desgoverno quer é isso, você agindo na emoção", avisou Emicida.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem