Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Regina Duarte recua e retira colagem após ser criticada por artistas por associá-los a Bolsonaro

Atriz aceitou na quarta passada assumir a pasta da Cultura

A atriz Regina Duarte com o presidente Jair Bolsonaro
A atriz Regina Duarte com o presidente Jair Bolsonaro - MArcos Corrêa-29.jan.2020/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Regina Duarte decidiu retirar na tarde deste sábado (1°) uma segunda colagem com o retrato de artistas que estariam apoiando sua gestão na secretaria da Cultura do governo federal. A decisão foi tomada depois de a atriz ser acusada por parte da classe artística de associá-los como apoiadores de Bolsonaro.

"Vou tirar o post com artistas porque agora é Maitê pedindo para sair. Meu desejo de pacificar, de Unificar a classe artística já mostra que a resistência ideológica vai bater forte e tentar impedir que a polarização reinante possa ser vencida. Vou, no entanto, lutando para que a Cutlura do nosso do país possa estar acima de ideologias e partidos", publicou a atriz, em seu perfil no Instagram. 

Carolina Ferraz foi uma das primeiras atrizes a se manifestar publicamente que estava descontente por ter sua imagem associada a Jair Bolsonaro. Na sexta (31), a atriz deu uma bronca em Regina Duarte por uso político de sua imagem, e pediu que a imagem dela foi retirada de uma colagem com o retrato de artistas que estariam apoiando seu ingresso no governo. 

"Regina não imaginei que você fosse colocar minha foto ou a foto de qualquer um, né, colega nosso, sem até comentar ou pedir autorização da gente, né.  Realmente, torço para que você consiga exercer e fazer a diferença em um governo que desprestigia tanto a classe artística, que persegue tanto a classe artística", disse Ferraz, em áudio divulgado via WhatsApp. 

"Você, sendo uma artista que eu conheço há mais de 30 anos, espero que você faça a diferença. Mas eu não quero ser usada como alguém que está ali no seu Instagram, porque dá a entender que eu apoio o governo Bolsonaro e eu não apoio, Regina. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro."

Maitê Proença também foi outra artista a se manifestar contrária a publicação da imagem dela. "Também não gostei de ter sido usada em uma montagem que dá a entender o apoio a um governo que não aprovo. Que fique claro. Não aprovo este governo, mas apoiarei até à morte o direito de quem pensa diferente de mim", escreveu a atriz, na própria publicação. 

Assim que Regina Duarte retirou a imagem e colocou uma nova mensagem no lugar, Proença foi uma das primeiras a comentar e a agradecer a decisão de Regina de remover a segunda colagem. "Melhor assim Regina querida. Sem abusar do carinho que tenho, e do apoio que lhe ofereci desde o princípio. Não penso como você, mas defendo até a morte o seu direito de pensar como quiser! E continuo torcendo forte por você na Cultura."

Além de Carolina Ferraz e Maitê Proença, Luiz Fernando Guimarães,  Carla Daniel e Ary Fontoura também haviam pedido para que foram retirados da colagem de Regina. "Oi querida, houve um mal-entendido quando a parabenizei pelo novo projeto, pois conheço sua garra e confio que fará um belo trabalho. Porém não apoio, e nem concordo com o governo atual, e gostaria que também retirasse minha imagem dessas postagens, que foi veiculada sem minha autorização. Boa Sorte, e agradeço a compreensão", disse o ator.

"Regina vamos deixar claro uma coisa. Apoiei a sua coragem e seu amor a cultura e só. Não compactuo com esse governo e nem com o anterior. Bjos", escreveu a atriz Carla Daniel. "Não apoio, minha página apenas para divertir quem me segue. Abraços", escreveu Ary Fontoura. 

Regina Duarte está assumindo o comando da Secretaria Especial da Cultura, após a queda do dramaturgo Roberto Alvim, demitido por ter copiado frases do nazista Joseph Goebbels em um pronunciamento oficial.

Colagem com artistas feita por Regina Duarte
Colagem com artistas feita por Regina Duarte - Reprodução/@reginaduarte
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem