Celebridades

Como Glamour Garcia, conheça nove celebridades trans que conquistaram seu espaço

Modelos e atrizes transexuais vencem barreiras e ganham espaço

A atriz Glamour Garcia

A atriz Glamour Garcia Gshow/Isabella Pinheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ano de 2019 foi de grandes conquistas para a diversidade. Com 18 anos de carreira, Glamour Garcia, 31, viveu seu momento de maior visibilidade ao interpretar Britney na novela "A Dona do Pedaço" (Globo). A atuação lhe rendeu o Troféu Domingão - Melhores do Ano, sendo primeira transexual a conquistar a premiação.

A aceitação da mãe, que é psiquiatra, foi um pouco mais fácil do que a do pai, um homem que teve uma criação bastante machista, segundo Glamour. No entanto, com o tempo, tudo se ajustou. “Quando a minha mãe tinha lá pelos seus 30 anos, não havia abordagem sobre isso [na psiquiatria]. Fui a primeira trans que nós, como família, conhecemos. Fui a única pessoa trans do meu convívio durante muitos anos", conta a atriz, acrescentando que somente aos 20 anos conheceu outra pessoa do mesmo gênero.

Já Valentina Sampaio, 23, foi a primeira angel transexual da famosa marca de lingerie Victoria's Secret. A carreira de modelo não é a que ela imaginava seguir na infância. Valentina customizava as próprias roupas: queria ser estilista. E o sucesso na trajetória, que a consagrou como a primeira transexual a posar para a grife Victoria’s Secret, em agosto deste ano, é encarado como um golpe na intolerância que poderia ter barrado seu caminho.

Em entrevista à FolhaSampaio afirma que seu sucesso não é vitória só dela, mas da sociedade inteira. “O Brasil é um país muito diverso, mas muito preconceituoso. A gente [transexuais] não tem o mesmo espaço na sociedade. Somos marginalizadas, vistas como pervertidas, aquela coisa meio escandalosa, que faz programa, uma imagem negativa."

"Então, ser a primeira transexual da Victoria’s Secret, não é uma vitória só minha, nem só da comunidade trans. É da sociedade inteira, que pode perceber que é possível haver inclusão", disse a modelo.

Relembre outras artistas transexuais que ganharam fama e ajudaram a divulgar a causa dos transexuais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem