Celebridades

DJ Zedd afirma ter sido banido da China por curtir post de 'South Park' nas redes sociais

A própria série também foi banida após críticas o governo do país

DJ Zedd
DJ Zedd - Instagram/ zedd
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O DJ Zedd, 30, conhecido por sucessos como “Clarity” e “Stay” foi banido permanentemente da China, após curtir um post da série “South Park” no Twitter. O anúncio foi feito pelo próprio músico e produtor alemão em suas redes sociais. 

Representantes do artista confirmaram a informação à imprensa americana, mas não deram mais detalhes. Ainda não está claro se ele está proibido de visitar o país. Até a noite de sábado (12), suas músicas ainda estavam disponíveis em um serviço de streaming chinês. 

O tweet que teria motivado o país asiático a banir o músico festejava o 300º episódio de “South Park”, sem que houvesse qualquer menção a China. Apesar disso, a série tem feito críticas ao governo chinês e a empresários americanos que fazem negócios com o país. ​

própria série também já foi banida no país e não está mais disponível em serviços de streaming do país. Segundo o site The Hollywood Reporter, “South Park” foi abraçada por grupos de manifestantes de Hong Kong que são contrários ao governo chinês e está sendo comercializada ilegalmente.

Os banimentos não são incomuns da China. Chung Ng Wai, jogador profissional do game Hearthstone, foi banido nesta semana após declarar publicamente apoio aos protestos de Hong Kong. Por conta disso, a companhia americana Activision Blizzard suspendeu o jovem, provocando protestos. 

"Reconheçam o que está acontecendo aqui. Pessoas que não vivem na China devem ou praticar a autocensura ou encarar demissão e suspensões", escreveu o senador Marco Rubio, republicano da Flórida, no Twitter. "A China está usando o acesso ao seu mercado como alavanca para esmagar a liberdade de expressão em todo o mundo". 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem