Celebridades

Filho de Robin Williams posa para campanha sobre suicídio e fala da dor que sentiu

'Demorei para buscar apoio dentro da minha família'

retrato de zak william
Zak William, filho de Robin Williams, fotografado por Mariangela Abeo para o projeto Faces of Fortune - Reprodução/Instagram/facesoffortune
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Zak Williams, o filho mais velho do ator Robin Williams, participou da nova edição da campanha “Faces for Fortitude”, criada pela fotógrafa Mariangela Abeo. Junto das fotos, ela reúne depoimentos de várias pessoas cujas famílias foram abaladas pelo suicídio. Em 2014, Robin William foi encontrado morto, aos 63 anos. 

Zak é conselheiro da organização que tem como missão acabar com o estigma e a discriminação em torno das doenças mentais. Para isso, lança campanhas, movimentos de contação de histórias e programas de jovens para encorajar conversas culturais e diversificadas em torno da saúde mental.

Ele contou, em seu depoimento, o quanto é difícil lidar com a dor de uma pessoa pública. "Não há como ensinar as pessoas como lidar com isso. Em como equilibrar o luto na vida privada e na vida pública. Enquanto eu me sentia bem em ser ouvido, eu estava perdendo tempo na camada externa e perdendo tempo com a interior", afirma o empresário. 

"Não estava em contato só com a rede de sobreviventes. No meu caso, eu estava em dividindo a minha dor com o mundo todo", completa Zak. 

Zak conta que viu uma nova luz quando começou a compartilhar a sua dor com pessoas comuns que tinham enfrentado perdas semelhantes. "Percebi que não estava despedaçado e que eu tinha muita força dentro de mim. Quando você está de luto e busca aprovação do público, é tudo passageiro. Eu busquei apoio do mundo lá fora, não da minha família", afirmou. 

Ele conta que é preciso priorizar o seu próprio processo de luta, para depois ajudar pessoas na mesma situação. "Isso é algo que eu gostaria de ter aprendido antes".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem