Naruna Costa luta pela resistência do teatro e para levar cultura à periferia de São Paulo
Criada em Taboão, ela enfrentou preconceito do pai para virar atriz
Naruna Costa, 35, é uma atriz cuja atuação não passa despercebida. Prova disso são as mais de 58 mil visualizações no YouTube do vídeo "Poeta: Naruna", em que ela recita os versos de "Da Paz", escrito por Marcelino Freire.
O texto está no espetáculo "Hospital da Gente", em cartaz no teatro Ágora, com o Grupo Clariô de Teatro –do qual a atriz faz parte. "São contos de Freire que contam histórias de mulheres da periferia brasileira", explica Naruna.
Nascida em São Paulo, mas criada em Taboão da Serra (Grande SP), Naruna sempre gostou de cantar e dançar, mas, quando criança, não conhecia o teatro. "Vida de periferia tem muita relação com a criatividade, afinal, tínhamos de inventar brinquedos. Mas eu não tive acesso à cultura", diz Naruna.
"Até que um grupo de teatro foi até Taboão, e eu fiquei encantada. Tive a certeza de que era o que eu queria fazer", completa a atriz. Ela conta que, ao lado de suas irmãs, precisou convencer o pai da importância da arte. "Ele também não teve acesso à cultura e tinha preconceito da profissão, mas hoje ama e vibra conosco", afirma Naruna.
A atriz cursou artes cênicas na Escola de Arte Dramática da USP (Universidade de São Paulo). Em 2005, fundou o Espaço Clariô, em Taboão da Serra, ao lado de outros atores e de Mario Pazini Jr. (1962-2014), com quem foi casada.
"Espaço Clariô, além de ser a sede do grupo Clariô, também é um polo cultural em Taboão, onde de acontece o Sarau do Binho uma vez por mês, oficinas de teatro, capoeira e recreação infantil, ensaios de outros coletivos, mostra de teatro do Gueto, shows", explica ela.
"Fomentar arte na periferia é manter a resistência e a luta pelo acesso a produção artística e de pensamento de forma democrática", finaliza a atriz. No início deste ano, Naruna esteve na novela "Deus Salve o Rei" (Globo), na qual interpretou Samara, mãe de Levi (Tobias Carrieres).
Comentários
Ver todos os comentários