Celebridades

Pela 3ª vez, Vanusa é internada para tratar a depressão e a dependência química

A internação foi comunicada pelo filho Rafael nas redes sociais

A cantora Vanusa
A cantora Vanusa - Bruno Poletti-13.nov.2015/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vanusa, 70, foi internada, nesta quarta-feira (16), para tratar a depressão e a dependência química. Essa é a terceira vez que a cantora é internada, segundo comunicada feito pelo filho, Rafael Vanucci, em sua conta no Instagram. 

"Ontem a minha mãe, a cantora Vanusa, infelizmente foi mais uma vez preciso a gente fazer uma internação da minha mãe. Ela voltou para uma clínica de reabilitação para tratar da sua depressão, da sua dependência química. É a terceira internação dela", disse Vanucci.

Vanucci afirmou que a mãe está sob os cuidados do médico Sérgio Castillo na clínica Grand  House  em Mairiporã, na Grande São Paulo. Ele afirmou ainda que resolveu interná-la pois ela não estar conseguindo ter uma vida saudável, sadia. "Ela não está conseguindo se alimentar e emagreceu mais de 30 quilos."

Vencedor da Casa dos Artistas 2 (SBT), o cantor e ator afirmou ainda que a depressão da mãe vem piorando de 15 anos para cá, mas que ela é uma pessoa forte, guerreira e batalhadora. "Enquanto ela decidir lutar pela vida dela, eu vou estar aqui lutando também. Eu e minha família achamos melhor interná-la novamente, pela terceira vez, em uma clínica, sem prazo de saída."

O tratamento, segundo Vanucci, será longo e ela vai passar por uma bateria de exames. Ele afirmou que resolveu contar sobre a internação da mãe antes que viesse a público. "Peço a Deus que ilumine ela e dê forças para continuar a guerreira que ela sempre foi e conseguir sair dessa o mais rápido possível." 

INTERNAÇÕES

A primeira internação da cantora Vanusa aconteceu depois dela errar a letra do Hino Nacional em uma solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo em março 2009. Cinco meses depois, o vídeo que mostra a participação da cantora foi parar na internet e virou sucesso na rede por conta da gafe.

Na quinta estrofe do hino, em vez de cantar "és belo, és forte, impávido colosso", Vanusa cantou "és belo, és forte, és risonho e límpido", palavras que fazem parte da estrofe anterior. O erro em uma parte da música acabou por atrapalhar todo o resto. Na tentativa de disfarçar e consertar o erro, Vanusa repete algumas estrofes e perde o ritmo da música.

"Costumo dizer que tenho um fundo de poço como qualquer outra pessoa. Só que o meu fundo de poço tem uma mola. As pessoas só mudam quando chegam lá e, para mim, isso aconteceu no episódio do hino nacional, em 2009", disse Vanusa, em depoimento à Folha em 2014.

A cantora Vanusa na sala de seu apartamento, no centro de São Paulo
A cantora Vanusa na sala de seu apartamento, no centro de São Paulo - Fabio Braga-30.jun.2014/Folhapress

"Fui contratada para cantar o hino na Assembleia Legislativa de São Paulo dois dias antes, em uma sessão especial pelo Dia da Mulher, em março daquele ano. Passei a noite anterior toda decorando a letra e me automediquei. Sofro de labirintite nervosa e, quando entrei para cantar, 'estourou' meu ouvido. Se eu fosse um pouco menos turrona, nem teria entrado."

"Um dia, um amigo me ligou, e eu disse pra ele: 'Ou me interno ou me mato'. Daí me levaram para a clínica. Fiquei lá seis meses e sete dias [de novembro de 2011 a maio de 2012] e fiz o dever de casa. Participei de todas as atividades para me recuperar. Meu problema era assim: tomava muito remédio para dormir e muito antidepressivo para acordar. Tomava por dia quatro comprimidos de benzodiazepina de 2 mg cada um. Se eu bebia um tantinho assim de uísque, já ficava louca, porque potencializava o efeito", lembrou a cantora em seu depoimento.

"Meu filho e meus amigos começaram a achar que eu estava alcoólatra. Logo eu que convivi com o Antônio Marcos, que era alcoólatra. A depressão é insidiosa, vai se aproximando devagar. Se não acontece uma coisa séria como esse fundo de poço, você não presta atenção."

Depois de cinco anos, a cantora Vanusa voltou a ser internada no ano passado para tratar uma dependência química de calmantes. O anúncio da internação também foi dado pelo filho, Rafael, que disse que a mãe havia adquirido o vício durante o tratamento da depressão.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias