UOL - O melhor conteúdo
Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Jabuti é resgatado após sobreviver dez anos embaixo de piso

Animal foi encontrado por pedreiro, que percebeu que a cerâmica estava 'fofa' e suspeitou de infiltração

Jabuti sobreviveu dez anos soterrado em piso
Jabuti sobreviveu dez anos soterrado em piso - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um pedreiro de Itacajá, no Tocantins, viralizou nas redes sociais após encontrar um jabuti vivendo soterrado sob um piso de cerâmica. A dona da casa acredita que o animal estava lá há dez anos, desde que fez a última reforma.

Segundo a TV Anhanguera, afiliada da Globo local, o animal é da espécie Chelonoidis denticulata, mais conhecida como jabuti-tinga ou jabuti amarelo. A espécie se alimenta de insetos e consegue viver soterrada por longos períodos se tiver entrada de oxigênio e umidade no local.

Devido ao tempo que provavelmente viveu soterrado, o jabuti tem deformidades no casco, deficiência nutricional e intolerância à luz solar.

A emissora procurou Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que se dispôs a resgatar o animal. "O Instituto Natureza do Tocantins [Naturatins] informa que o jabuti-tinga encontrado em Itacajá, após possivelmente passar anos soterrado, precisa de cuidados veterinários para avaliar sua condição de saúde e iniciar um tratamento adequado", diz nota enviada pelo órgão.

"Até que o animal seja encaminhado, a orientação é que mantenha-o temporariamente em um ambiente seguro, com temperatura controlada e acesso à luz solar indireta. Ofereça água limpa e fresca para hidratação. A alimentação deve ser introduzida gradualmente, com frutas, verduras e folhas adequadas para a espécie."

A dona da casa, Luiza Coelha da Cruz Aguiar, 60, afirmou ao canal que o animal não era dela. Ela acredita que ele chegou à casa ainda filhote, junto com uma carreta de cascalho que comprou para colocar nos fundos da casa.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem