Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos

Bebê bongo: antílope ameaçado de extinção faz estreia em zoológico

Filhote nasceu há duas semanas no Zoológico de Varsóvia, na Polônia

Bebê bongo no zoo de Varsóvia
Bebê bongo no zoo de Varsóvia - Kacper Pempel-6.mai.2021/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kacper Pempel
Varsóvia (Polônia)
Reuters

Um filhote de bongo da montanha, nascido há duas semanas no Zoológico de Varsóvia, na Polônia, desfrutou um de seus primeiros passeios ao ar livre com sua mãe nesta quinta-feira (6), depois de um período de frio que o manteve recolhido até agora.

Os bongos da montanha, os maiores entre os antílopes da floresta africana, são uma espécie ameaçada de extinção, com apenas cerca de 70 a 80 adultos restantes na natureza, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Os animais são noturnos e têm uma aparência marcante devido aos seus longos chifres e sua pelagem castanha-avermelhada misturada com manchas no formato de linhas verticais finas brancas ou amarelas.

"Eles são difíceis de reproduzir... devido a sua personalidade. Somos o único zoológico na Europa que os mantém em um pavilhão aberto aos visitantes, e isso porque esses antílopes são extremamente tímidos", diz Sylwia Grodkowska, chefe da seção de ungulados no zoológico de Varsóvia.

Ela afirma que o bebê nasceu durante a noite de uma mãe de primeira viagem e que os funcionários do zoológico haviam encontrado o par quando vieram trabalhar pela manhã. Devido ao tempo frio, o filhote teve que ficar recolhido nos primeiros dias. "É um antílope, dos pequenos. Só tem duas tarefas: comer e dormir", diz Grodkowska.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem