Bichos

China manda retirar pandas gigantes de zoológico nos EUA

Os dois países travam guerra comercial

Panda Xiao Liwu volta para o seu país de origem, a China
Panda Xiao Liwu volta para o seu país de origem, a China - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à guerra comercial entre chineses e americanos, a China decidiu retirar dois pandas gigantes do zoológico de San Diego, na Califórnia, segundo informou o jornal britânico Mirror.

Bai Yun, de 27 anos, e seu filhote de seis anos, Xiao Liwu, foram encaminhados de volta à China depois que o país cancelou o contrato de empréstimo de conservação com os EUA.

Segundo o site ChinaNews, os dois pandas chegaram na manhã de quinta-feira (16) ao Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes. 

"Eles ficarão em quarentena por um mês para ajudá-los a se adaptar às condições da China", disse Zou Wenyong, porta-voz do centro.

Bai Yun vivia no zoológico de San Diego desde 1996. Durante os 22 anos em que morou nos Estados Unidos, deu à luz a seis filhotes. Os outros cinco retornaram à China entre 2007 e 2011. 

De acordo com o site Observer, os pandas gigantes são uma espécie ameaçada de extinção. Eles são encontrados apenas na China central. Desde os anos 1940, a China presenteou ou emprestou animais para 14 países. 

Há pandas gigantes em outros três zoológicos dos EUA: em Washington, em Atlanta, e em Memphis. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem