Bichos

Saiba por que alguns cachorros e gatos têm um olho de cada cor

Alteração genética é a causa mais comum da diferença de cores

Alessandra Duarte com a gata Alma, que tem um olho amarelo e outro azul
Alessandra Duarte com a gata Alma, que tem um olho amarelo e outro azul - Arquivo Pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karina Matias
São Paulo

Com um olho azul e outro amarelo, a gata Alma, da artista plástica e musicista Alessandra Duarte, 33, chama bastante a atenção por onde passa. A condição é chamada de heterocromia e, em geral, é causada por uma alteração genética que não representa problemas de visão nem de saúde.

Pode ocorrer também em seres humanos, mas é muito mais comum em cães e gatos. Segundo a veterinária Stephania Melo, do hospital veterinário UpaVet, quando o animal já nasce com os olhos de cores diferentes, o dono não precisa se preocupar. 

“Mas deve ser investigado se a mudança acontecer ao longo da vida, porque algumas doenças, como catarata e glaucoma, podem provocar isso”, diz  Stephania.

A veterinária também explica que a heterocromia pode estar associada à síndrome genética de Waardenburg. Neste caso, com o passar do tempo, os animais apresentam problemas de visão e de audição e podem ficar surdos. 

"Como é uma condição genética, não é indicado tratamento. Mas a rotina do animal não muda, porque ele se adapta à situação", afirma o veterinário Jorge Morais, da rede Animal Place.

Ele acrescenta que a heterocromia é mais comum em gatos de pelo branco. É o caso de Snow Flakes, gata da estudante Monique Blande, 24. "Não identificamos nela nenhum problema de audição nem visão. Aliás, ela é superesperta”, diz a jovem.

Alessandra também não observou nenhuma doença em Alma. "Ela ainda é filhote. Por enquanto, está tudo certo."

Segundo o veterinário Ugo Sorrentino, em cachorros, a condição é mais comum em raças como husky siberiano, pastor-australiano, dálmata e collie. É o caso de Buzz Lightyear, cão da estudante Rebeca Bastos, 21 anos. “Ele é um border collie e nasceu com um olho azul e o outro castanho. Já fizemos testes, e ele vê normalmente”, conclui ela.
 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias