Bichos

Orca de 'Blackfish' está doente, anuncia SeaWorld

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A baleia orca responsável pela morte de um treinador do SeaWorld, protagonista do longa "Blackfish" (2013), está doente com uma infecção que pode ser fatal, anunciou o SeaWorld nesta terça-feira (8). 

Tilikum tem uma infecção nos pulmões, que resistiu ao tratamento até agora. Treinadores e veterinários estão evitando que a infecção se espalhe e garantindo o conforto do animal, que anda letárgico.

"É extremamente difícil de tratar", diz o veterinário do SeaWorld, Dr. Scott Gearhart, em um vídeo divulgado pelo parque. "Queria poder dizer que estou tremendamente otimista a respeito de Tilikum e seu futuro, mas ele tem uma doença crônica e progressiva, que pode eventualmente causar sua morte."

A orca está no SeaWorld de Orlando há 23 anos e foi usada várias vezes para reprodução com fêmeas de sua espécie. Em 2010, ele agarrou a treinadora Dawn Bracheau e a matou na piscina, depois de uma apresentação.

Tilikum também se envolveu em duas outras mortes: em 1991, um treinador morreu depois de escorregar na piscina com ele e duas outras orcas e, em 1999, um homem que invadiu o parque foi encontrado morto no tanque do golfinho.

O documentário "Blackfish" conta a história da vida de Tilikum e argumenta que as orcas ficam agressivas com humanos devido ao cativeiro. Depois do lançamento do filme, críticas de ambientalistas se voltaram contra o SeaWorld, gerando um boicote à marca e aos parques.

 
 
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias