Bichos

Elefantes, hipopótamos e rinocerontes sofrem perigo de extinção, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Devido à caça e à exploração de recursos naturais, a maior parte da população de herbívoros de grande porte no mundo sofre perigo de extinção —o que inclui elefantes, hipopótamos e rinocerontes.

Segundo uma pesquisa publicada na revista "Science Advances", 60% dos animais herbívoros que pesam acima de 100 kg podem entrar em extinção nos próximos anos (o que equivale a 44 das 74 espécies mais representativas desses animais).

O estudo indica a caça das presas de marfim como uma das maiores causas para a diminuição das populações dos animais, negócio que é altamente lucrativo.

"O preço de venda a varejo de chifres de rinocerontes supera, em unidade de peso, o de ouro, diamantes ou cocaína", apontam os pesquisadores.

A maior quantidade de espécies ameaçadas (19) está no Sudeste Asiático. Em segundo lugar, há 12 espécies na África que podem entrar em extinção.

Entre 2002 e 2011, a quantidade de elefantes na África diminuiu em 62%.

"Populações humanas cada vez maiores, caça predatória, alta densidade da população de gado e perda dos habitats naturais tem consequências devastadoras para as espécies herbívoras de grande porte, que vivem um longo período e demoram para se reproduzir, e são, portanto, vulneráveis", diz a conclusão do estudo.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias